[AsteriskBrasil] ajuda com contexto

Mestre Asterisk masterisk em mestreasterisk.com.br
Quinta Outubro 22 10:42:05 BRST 2009

Jose,

É possível fazer isso, tudo é uma questão de
contexto.

Eu pensei em algo do tipo. Quando o ramal estiver ocupado de um goto para
outro contexto, esse contexto pega o numero do ramal ocupado e loga ele em
uma queue, em quanto isso o pessoa que ligou esta ouvindo musica de
espera, assim que o ramal desocupar a ligação será
transferida para ele. No final desse contexto após a causa hangup
coloque uma prioridade que executa o AgentLogoff nesse ramal. Se
não fizer isso ele vai fazer parte dessa fila até que
desloguem ele. Tira todos os announces da queue para que ele não
fique ouvindo algo do tipo: você é a primeira pessoa da fila
e etc.

Acho que básicamente é isso. Se alguem tiver novas
idéias favor ajudar.

Att,

Mestre Asterisk | Portal

Tudo o que você precisa está aqui!

http://mestreasterisk.com.br

> Mestre funcionou, mas o seguinte, será que teria como deixar o
asterisk

> igual as funcionalidades de um Pabx convencional.Exemplo:

> Ramal 200 recebe uma ligaçao externa e vai tranferir para o
ramal 201, o

> mesmo encontra-se ocupado , o ramal 200 coloca o fone no gancho e

> ligaçao fica em espera, assim que o ramal 201 desocupar a
ligaçao vai para

> o ramal 201.

no Asterisk, apenas terá que

>   > instruir os operadores do seu PBX de como utilizar esse
recurso.

>   >

>   > Existem dois tipos de transferências que podem ser
utilizadas:

>   > Transferência Cega e Transferência Assistida

>   >

>   > Transferência Cega, você customiza um
código de acesso para essa

>   > facilidade. No meu caso eu utilizo o *1. Toda vez que
quiser

> transferir

>   > diretamente para um outro ramal digite no seu softphone e ou
aparelho

>   > ip: *1 + ramal desejado. A ligação irá

>   > diretamente para esse ramal assim que colocar o telefone no
gancho,

> caso

>   > não atenda ele obedecerá seu contexto. No meu
caso eu toco um arquivo

>   > RAMAL-OCUPADO.wav e dou goto para o voicemail

>   >

>   > [ramais]

>   > exten => _6XXX,1,Set(RAMAL-DISCAR=${EXTEN})

>   > exten => _6XXX,n,Dial(Local/${RAMAL-DISCAR},30,Tt})

>   > exten => _6XXX,n,goto(s-${DIALSTATUS})

>   > exten => _6XXX,n(s-NOANSWER),Playback(silence/1)

>   > exten => _6XXX,n,Background(facilidades/RAMAL-OCUPADO)

>   > exten => _6XXX,n,Goto(voicemail,s,1)

>   >

>   > [voicemail]

>   > exten =>
s,1,Voicemail,${RAMAL-DISCAR}|u|default|${DIALSTATUS}

>   > exten => s,n,Hangup()

>   >

>   > Transferência Assistida, você customiza um
código de acesso a essa

>   > facilidade. No meu caso eu utilizo o *2. Quando for
transferir

>   > assistidamente digitará *2 + ramal. Se o ramal para
qual

>   > ligou atender informe sobre a transferencia e depois coloque

> telefone

>   > no gancho, automáticamente a ligação
será transferida. Caso o ramal

> não

>   > atenda de acordo com o tempo de ring

>   > que você escolheu a ligação voltará
automáticamente para o ramal do

>   > agente que tentou transferir.

>   >

>   > Com isso suas ligações não serão
desconectadas.

>   >

>   > Para configurar essas facilidades você precisa editar o
arquivo

>   > /etc/asterisk/features.conf e adicionar suas featuremaps,
segue:

>   >

>   > Agora você precisa treinar o seu callcenter a utilizar
essas