[AsteriskBrasil] ajuda com contexto

jose jasanchez em terra.com.br
Quarta Outubro 21 13:29:29 BRST 2009

Obrigado mestre
abraço

  ----- Original Message -----
  From: Mestre Asterisk
  To: Asterisk brasil
  Sent: Tuesday, October 20, 2009 11:10 PM
  Subject: [AsteriskBrasil] ajuda com contexto

  José,

  O que você está precisando já esta pronto no Asterisk, apenas terá que instruir os operadores do seu PBX de como utilizar esse recurso.

  Existem dois tipos de transferências que podem ser utilizadas: Transferência Cega e Transferência Assistida

  Transferência Cega, você customiza um código de acesso para essa facilidade. No meu caso eu utilizo o *1. Toda vez que quiser transferir diretamente para um outro ramal digite no seu softphone e ou aparelho ip:  *1 + ramal desejado. A ligação irá
  diretamente para esse ramal assim que colocar o telefone no gancho, caso não atenda ele obedecerá seu contexto. No meu caso eu toco um arquivo RAMAL-OCUPADO.wav e dou goto para o voicemail

  [ramais]
  exten => _6XXX,1,Set(RAMAL-DISCAR=${EXTEN})
  exten => _6XXX,n,Dial(Local/${RAMAL-DISCAR},30,Tt})
  exten => _6XXX,n,goto(s-${DIALSTATUS})
  exten => _6XXX,n(s-NOANSWER),Playback(silence/1)
  exten => _6XXX,n,Background(facilidades/RAMAL-OCUPADO)
  exten => _6XXX,n,Goto(voicemail,s,1)

  [voicemail]
  exten => s,1,Voicemail,${RAMAL-DISCAR}|u|default|${DIALSTATUS}
  exten => s,n,Hangup()

  Transferência Assistida, você customiza um código de acesso a essa facilidade. No meu caso eu utilizo o *2. Quando for transferir assistidamente digitará *2 + ramal. Se o ramal para qual
  ligou atender informe sobre a transferencia e depois coloque o telefone no gancho, automáticamente a ligação será transferida. Caso o ramal não atenda de acordo com o tempo de ring
  que você escolheu a ligação voltará automáticamente para o ramal do agente que tentou transferir.

  Com isso suas ligações não serão desconectadas.

  Para configurar essas facilidades você precisa editar o arquivo /etc/asterisk/features.conf e adicionar suas featuremaps, segue:

  eu utilizo isso:

  --------------------------------------------features.conf-----------------------------------------------------------------------

  [general]
  parkext => *15
  parkpos => 7000-7090
  context => parkedcalls
  parkingtime => 3600
  transferdigittimeout => 3
  courtesytone = beep
  xfersound = beep
  xferfailsound = beeperr
  adsipark = yes
  findslot => next
  pickupexten = *3
  featuredigittimeout = 2000

  [featuremap]
  blindxfer => *1       ; Trasnferência Cega
  ;disconnect => *0
  ;automon => *1
  atxfer =>*2              ; Transferência Assistida

  Agora você precisa treinar o seu callcenter a utilizar essas facilidades.

  Espero que ajude,

  Abraços.

  --
  Mestre Asterisk | Portal