[AsteriskBrasil] Numeros reais e resposta "Busy Channel"

Aecio Lemos aeciolemos em hotmail.com
Quinta Abril 2 00:25:37 BRT 2015

Olá Felipe,
Ótimo! O seu caso foi bem claro então. Que bom. Tem que aumentar o contrato com a Algar! :)
No meu caso era rota mesmo. Números não previstos. Eu não quis criar uma rota "pega tudo" mas acho que vou acabar fazendo isso. Se não cair em nenhuma das outras regras, vai por esta. Assim posso evitar o problema. Dai vou ver alguma forma de que o sistema me avise quando esta rota for usada para que eu veja porque caiu nela e ajuste as rotas. :)
Abraço

Date: Wed, 1 Apr 2015 19:59:26 -0300
From: fp.ribeiro em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Numeros reais e resposta "Busy Channel"

Ola Aecio, tudo bem?
Obrigado pela resposta! Hoje eu conversei com o nosso gestor de conta da Algar e creio ja termos descoberto o "problema". Para informacao, uso o FreePBX tambem junto ao Elastix.
Temos um tronco com 30 canais e no periodo de 06/03 a 26/03, tivemos um grande numero de ligacoes. Nao tenho limitacoes de ligacoes/canais entrantes e saintes nem para celulares nem fixos. Eles sao limitados de forma global. Ou seja, posso ter 15 entrantes e 15 saintes, 13 e 17, etc.
Hoje, nao utilizando o BRIA mas o Zoiper, consegui ligar para os mesmos numeros sem problemas desde as 11hrs da manha ate as 15hrs. Nao acredito ser o softphone pois tambem nao tive reclamacoes dos usuarios do Bria mas chegamos a uma previa conclusao: Esgotamento dos canais.
Como e uma empresa que pratica um telemarketing e divide o tronco com outra empresa de mais ou menos 40 funcionarios, creio que o Asterisk retorna corretamente (HANGUPCAUSE 1), onde todas as linhas estao ocupadas. A sugestao que vamos aderir oferecida pela operadora e subir o numero de canais para 60 e fazer uma gravacao em portugues informando que nao ha linhas disponiveis para realizar a chamada!
Espero tambem que isso lhe de uma luz.
Abracos e obrigado!