[AsteriskBrasil] Liberar contexto por um determinado tempo

Guilherme guilherme em avoicedata.com.br
Sexta Outubro 23 15:30:52 BRST 2009

Rodrigo,

Isto que você me disse eu já havia proposto ao cliente, mas ele disse que não vai lembrar de bloquear o ramal para não fazer mais ligação para celular,
Precisava de algo que só ativasse e depois do tempo informado desativaria automaticamente.

Grato pela Ajuda

Guilherme Farinacio de Carvalho
  ----- Original Message -----
  From: Rodrigo Lang
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Friday, October 23, 2009 11:06 AM
  Subject: [Norton AntiSpam] Re: [AsteriskBrasil] Liberar contexto por um determinado tempo

  Guilherme, atendeu ao que você precisava?

  Ats,
  Rodrigo.

  2009/10/22 Rodrigo Lang <rodrigoferreiralang em gmail.com>

    Guilherme, se for para um único agente eu acho mais prático fazer por código de ativação e desativação, você pode fazer da seguinte forma:

    exten => *50,1,Answer()
    exten => *50,2,Playback(digite-o-numero-do-ramal)
    exten => *50,3,Read(RAMAL,,4,,,)
    exten => *50,4,NoOp(${RAMAL})
    exten => *50,5,System(touch /var/lib/asterisk/agi-bin/${RAMAL} && echo '${RAMAL}' >> /var/lib/asterisk/agi-bin/${RAMAL})
    exten => *50,6,Playback(liberacao-aceita)
    exten => *50,7,Hangup()

    exten => *51,1,Answer()
    exten => *51,2,Playback(digite-o-numero-do-ramal)
    exten => *51,3,Read(RAMAL,,4,,,)
    exten => *51,4,NoOp(${RAMAL})
    exten => *51,5,System(rm -R /var/lib/asterisk/agi-bin/${RAMAL})
    exten => *51,6,Playback(ramal-bloqueado)
    exten => *51,7,Hangup()

    exten => _0[7-9]XXXXXXX,1,Readfile(Agente=/var/lib/asterisk/agi-bin/${CALLERID(num)}|3)
    exten => _0[7-9]XXXXXXX,2,NoOp(${Agente})
    exten => _0[7-9]XXXXXXX,3,Gotoif($["${CALLERID(num)}" = "${Agente}"]?completa:bloqueia)
    exten => _0[7-9]XXXXXXX,n(completa),Dial(rota-de-saida)
    exten => _0[7-9]XXXXXXX,n(bloqueia),Hangup()

    Assim quando o supervisor discar *50, o Asterisk vai rodar os comandos, irá pedir o número do ramal e irá incluir um arquivo na pasta '/var/lib/asterisk/agi-bin' com o número do ramal dentro dele. Quando for realizar uma saída para celular, o mesmo irá verificar se existe o arquivo. Existindo o arquivo a ligação é completada, se não a ligação é desligada. Quando discar *51 mais o número do ramal o Asterisk irá apagar o arquivo referente ao ramal. A partir deste momento é só personalizar para a maneira que você precisa, principalmente na aplicações Dial() e Playback(). Fique atento ao detalhe dos contextos para não causar nenhum conflito com o que você já possue. Está configurado para ler um ramal de quatro digitos. Desculpe a demora, deu um pouquinho de trabalho até testar. Espero que ajude. :)

    Ats,
    Rodrigo Lang.