[AsteriskBrasil] Res: ajuda dns local

jose jasanchez em terra.com.br
Quinta Outubro 22 09:15:12 BRST 2009

Jose

Obrigado pela dica

  ----- Original Message -----
  From: José Eduardo C. Mazolini
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Thursday, October 22, 2009 2:37 AM
  Subject: [AsteriskBrasil] Res: ajuda dns local

  Deixa eu tentar dar uma ajuda pra esclarecer alguns pontos.

  HOSTS
  O arquivo hosts vc armazena informações de hosts o mesmo que registro A do servidor DNS.
  srvlookup traduzindo olhar SRV (SeRViço)
  registro de serviço no dns é declarado de modo diferente, não é um registro A, é um registro SRV.
  Então SRV não fica em arquivos hosts.

  LOCALNET
  localnet é pra declara a rede interna algo como 192.168.0.0/24

  Quem é seu DNS interno?
  Bom, o meu DNS é um dnsmasq esta dentro do meu roteador linksys wrt-54g com firmware dd-wrt.

  SRVLOOKUP
  Eu tenho os seguintes registros:
  bogus-nxdomain=208.70.188.17
  bogus-nxdomain=208.69.32.132
  bogus-nxdomain=208.69.32.136
  address=/www.speedyzone/200.171.222.97
  srv-host=_sip._udp.MEUDOMINIO.com.br,192.168.0.XXX,5060

  To colocando tudo pra dar mais umas dicas.
  bogus-nxdomain são servidores DNS que respodem a endereços errados, sabe a porcaria da pesquisa da telefonica é um destes ai. Vc coloca e quando vc tiver que ir até um deles o dns não leva vc até la e sim diz que não existe.
  address é pra declarar um registro A como não uso dns ta telefonica  apesar de ser cliente da telefonica criei esse registro pra poder ir no site do speedyzone.

  srv-host é esse que interessa pra essa lista.
  srv-host=_serviço._protocolo.dominio,ip,porta

  srvlookup=yes olha esse tipo de registro e não o registro tipo address, ou A ou arquivo hosts.

  O softphone x-lite por exemplo procura 3 registros SRV.
  _sip._udp --> SIP protocolo UDP usado no Asterisk
  _sip._tcp --> SIP procotolo TCP só versão 1.6 se não me engano.
  _stun._udp --> STUN serviço que ajuda a passar por NAT eu tenho um deste no meu domínio externo http://www.stunserver.org/
  O Elastix tem o openfire que ACHO, NAO TENHO CERTEZA, tem servidor STUN mas um servidor stun precisa de 2 ips externos o que torna a coisa muito complicada de ser usada.

  att,

  Eduardo Mazolini
  (19) 9191-2705