[AsteriskBrasil] SIP SHOW PEERS

Rodrigo Graeff delphusbsd em gmail.com
Terça Outubro 6 10:50:55 BRT 2009

Seguindo o exemplo:

On Tue, 2009-10-06 at 10:40 -0300, Chico Bento wrote:
> [...]
>
> ao lado das tuas questoes segue as minhas respostas....
>

> 2009/10/6 Rodrigo Graeff <delphusbsd em gmail.com>
>         Véio,
>
>         Tu estas misturando configuração do [General] com
>         configurações de uma
>         conta sip. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
>
>         A opção localnet deve ser usada para especficar a rede local
>         dos
>         endereços sip locais (ramais). OK - está errado especificar no
>         general isso??? se é pq coloquei 0.0.0.0, irá funcionar, não
>         deve ser isso. Até onde sei localnet é um parametro do

É uma opção de general, porém especificar 0.0.0.0/0.0.0.0 é muito ruim
pro asterisk, pois ele fica sem parâmetros para saber quem é local e
quem não é. Ex: ramais sip de 100 a 130 que estão em localnet seria mais
interessante colocar localnet=192.168.0.0/255.255.255.0 (seja lá qual
for a sua rede local)

>         Os codecs alaw e ulaw são basicamente para serem usados em sip
>         locais
>         (ramais) salvo envio de fax via sip. (isso será eu quem
>         decido, não tem relação com o meu problema)

Na verdade, não. Quem decide o codec de áudio é a operadora e não tu.

>         Ligar qualify pra todos os peers sip pode não ser uma boa
>         idéia. (estou usando para saber mais ou menos o tempo de
>         resposta dos peers, criei um procedimento para me informar
>         quando um perder o registro)
>
>         expecificar realm sem conhecer como funciona também pode não
>         ser uma boa
>         idéia. (deve ser uma boa ideia deixar o realm "asterisk"
>         mesmo...)

O realm é usado para opções avançadas de auth, por ex: para criar um
md5secret, basta gerar o hash md5 da string user:realm:password e neste
caso, especificar sem fazer uso, realmente nao interferiria em nada.

>         O que eu recomendo, quado os peers externos, no caso,
>         provedores sip, e
>         somente sip (iax não tem esse problema) é atrelar register ao
>         peer sip,
>         como no ex: (para o usuário do tronco eu uso o register como
>         exemplificado por vc)

Interessante. Por uma acaso tu estas usando o asterisk em realtime ?
Eu já passei por isso uma vez e resolvi usando @peername ao invés de
hostname na opção register. Mas vamos levantando mais idéias, quem sabe
uma hora dê certo.

Rodrigo Graeff
ICQ: 9636816
http://www.delphus.org