[AsteriskBrasil] 10 Razões para Mudar para PABX IP

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Segunda Março 12 11:03:35 BRT 2007


Aos Amigos da Lista:

Abaixo segue um artigo capturado do site http://searchvoip.com que pode ser diretamente conferido no link http://searchvoip.techtarget.com/tip/0,289483,sid66_gci1245096,00.html?track=NL-85&ad=577958&asrc=EM_NLN_1042557. Apesar de o autor explanar dez razões para migrar para a telefonia IP, a primeira parte explica de forma bem didática e sucinta o que vem a ser a telefonia IP e um PABX IP, eventualmente pode ajudar à vocês junto aos seus clientes estão fazendo contato agora com essa tecnologia, entendê-la com ela funciona e com ela pode se adequar perfeitamente as necessidades deles.


Cordialmente,
Cléviton Mendes de Araújo
Engenheiro de Telecomunicações


VOICE OVER IP
Dez Razões para Mudar PABX IP

Nick Galea
02.26.2007
Rating: -3.76- (out of 5)


Você jogaria o PABX velho fora e o substituiria por um novo PABX IP? Essa é a dica da WindowsNetworking.com <http://www.windowsnetworking.com/articles_tutorials/Ten-Reasons-Switch-IP-PBX.html>  fornece dez razões consistentes para fazer isso, junto com uma explicação resumida do que é um PABX IP, como funciona em uma rede de computadores e como ele se integra com as operadoras VoIP e com os gateways para Rede Pública.

	
		
	
O Que é um PABX IP?
Um PABX IP é um sistema de telefonia completo que fornece ligações telefônicas sobre as redes de dados IP. Toda a conversação é enviada como pacotes de dados sobre a rede.
A tecnologia inclui funcionalidades avançadas de comunicações e, também, proporciona uma dose significativa liberdade do dor de cabeça da escalabilidade e robustez que todas as corporações perseguem. O PABX IP é também capaz de se conectar as linhas Rede Pública tradicional via um gateway opcional -- de sorte que  atualizações constantes nos sistemas de comunicações do negócio para rede avançadas de voz e de dados é quase instantânea!
As corporações não precisam fazer ruptura de suas operações e de sua infra-estrutura de comunicação externa corrente. Com o PABX IP implantado, uma corporação pode até mesmo manter seus números regulares de telefones. Dessa forma, o PABX IP comuta chamadas locais em cima da rede de dados interna da corporação e permite a todos os usuários compartilhar as mesmas linhas telefônicas externas.
Como Funciona

Figura 1: Como um PABX IP se integra na Rede. PSTN em português é Rede de Telefonia Publica Comutada.
Um sistema de PABX IP consiste de um ou mais aparelhos telefônicos IP padrão SIP, um servidor PABX e opcionalmente um gateway VoIP para conectar as linhas da Rede Publica existentes. O servidor PABX IP funciona de forma similar a um servidor proxy: os clientes SIP, sendo tanto softfones quanto aparelho telefônico IP, registram-se com o servidor PABX IP, e quando eles desejam fazer uma chamada eles solicitam ao PABX IP estabelecer a conexão. O PABX IP tem um diretório de todos os telefones/usuários e seus endereços SIP correspondentes e assim é capaz de conectar uma chamada interna ou rotear uma chamada externa tanto via um gateway VoIP como via uma operadora de serviço VoIP. Mais informação e questionamentos muito freqüentes a respeito de PABXs IP pode encontrados no FAQ PABX IP, SIP & VoIP <http://www.3cx.com/PBX/IP-PBX-faq.html> .
Os 10 Benefícios Mais Relevantes
1.	Muito fácil de instalar & configurar do que um sistema de telefonia proprietário:
Um PABX IP funciona como um software rodando em um computador e pode fazer uso do poder de processamento avançado do computador e de interface de usuário bem como funcionalidades de janela. Qualquer pessoa proficiente em rede e computadores pode instalar e manter um PABX IP. Em contraste, um sistema de telefonia proprietário frequentemente exige um instalador treinado naquele sistema proprietário particular!
2.	Fácil de gerenciar por causa da interface configuração baseada na web/GUI:
Um PABX IP pode ser gerenciado via interface de configuração baseado em web ou uma interface gráfica de usuário (GUI), permitindo a você facilmente fazer manutenção e ajuste fino no seu sistema de telefonia. Sistemas de telefonia proprietário possuem interfaces de uso dificultoso que são frequentemente projetados para serem usados somente pelos técnicos de telefonia.
3.	Economia significante de recursos usando operadoras VoIP:
Com um PABX IP você pode facilmente usar uma operadora de telefonia VoIP para chamadas de longa distancia e internacional. A economia mensal é significativa. Se você tem escritórios filiais, você pode facilmente se conectar os sistemas telefônicos entre os escritórios e fazer ligações telefônicas gratuitas.
4.	Eliminação de Emaranhado de fios da rede de telefones!
Um PABX IP permite a você conectar aparelho telefônico IP diretamente a uma porta padrão da rede de computadores (a qual pode compartilhar com o desktop adjacente). Softfones podem ser instalados diretamente no PC. Agora você pode eliminar o emaranhado de fios telefônicos e fazer acréscimos ou movimentar ramais muito mais facilmente. Em novos escritórios você pode eliminar completamente as portas extras a serem usadas pelo telefones!
5.	Não ficar Refém a Fornecedor!
Os PABXs IP são baseados no padrão aberto SIP. Agora você pode misturar e combinar qualquer Aparelho Telefônico SIP ou Softfone com qualquer PABX IP baseado no padrão SIP, gateways PSTN ou operadora VoIP. Em contraste, um sistema de telefonia proprietário frequentemente requer telefones proprietários para poder usar funcionalidades avançadas, e módulos de expansão proprietário para adicionar funcionalidades.
6.	Escalabilidade
Os sistemas Proprietários ficam facilmente incipientes para atender ao crescimento da demanda e necessidades dos clientes: Para acrescentar mais linhas de telefones ou ramais frequentemente requer aquisição de módulos muito caros de hardware. Em alguns casos você precisa de um sistema de telefonia inteiramente novo. assim já não acontece com um PABX IP: um computador padrão pode facilmente manipular um grande número de linhas de telefonia e ramais -- acrescentando mais telefones a sua rede em sincronia justamente sua expansão!
7.	Melhorar a prestação de Serviço ao Cliente e Melhorar a Produtividade:
Com um PABX IP você pode fornecer melhor serviço ao consumidor e melhorar a produtividade: Já que o sistema de telefonia agora está baseado em computador você pode integrar funções de telefonia com as aplicações do seu negocio. Por exemplo: Criar o cadastro do cliente de alguém que está ligando automaticamente quando você receber ligações dele ou dela, melhorando drasticamente o serviço ao cliente e cortando os custos devido à redução do tempo gasto com cada ligação do chamador. Ligações saintes podem feitas diretamente do Outlook, eliminando a necessidade do usuário discar o numero no telefone.
8.	Dobro das funcionalidades do sistema telefônico pela metade do preço!
Já que um PABX IP é baseado em software, é mais fácil para os desenvolvedores acrescentar e melhorar os conjuntos de funcionalidades. A maioria dos sistemas de telefonia VoIP já vem com um conjunto rico de funcionalidades, incluindo auto atendimento, voicemail, grupos de ring, geração de relatórios avançados e mais além. Estas opções são frequentemente bastante caras em sistemas proprietários.
9.	Permite a movimentação de mesa e faz Roaming (Movimentação do usuário)
Mudanças constantes de layout -- o processo de estar capaz de facilmente mover escritório/mesa em função da tarefa em vista, tem se tornado muito popular. Infelizmente PABXs tradicionais requerem que os ramais sejam jampeados novamente para transferi-lo para a novo lugar. Com um PABX IP, o usuário simplesmente leva seu aparelho telefônico IP para a sua nova mesa -- sem precisar de jampeamento!
		Os usuários também podem fazer roaming -- se um empregado precisa trabalhar de casa, ele pode simplesmente ativar seu Softfone SIP e ser capaz de atender chamadas pelo seu ramal, exatamente como eles fariam no escritório. As chamadas podem ser desviadas para qualquer lugar do mundo devido as características do protocolo SIP!
10.	Melhor usabilidade do telefone: telefones SIP são muito fáceis de usar
Os empregados constantemente usam funcionalidades avançadas de telefonia: como estabelecimento de conferencia, transferência de chamadas -- Em um PABX velho isso tudo requer instrução.
		Isso já não acontece com um PABX IP -- todas as funcionalidades são facilmente executadas a partir de uma interface amigável de usuário baseado em janela. Além disso, os usuários têm visão melhor do status de outros ramais e das linhas entrantes e filas de chamadas via a janela do aplicativo cliente do PABX IP. Sistemas proprietários de telefonia frequentemente requerem sistemas caros para dar uma idéia do que está acontecendo com o seu sistema de telefonia. Assim mesmo, a informação de status não é muito clara.
Conclusão
Investimento em um PABX IP baseado em software faz bastante sentido, não somente para novas empresas que está comprando um sistema de telefonia, mas também para empresas que já possuem um PABX. Um PABX IP proporciona economia significativa em gerenciamento, manutenção, e nos custos progressivos de ligações, essa atualização para um PABX IP, deve ser a escolha obvia para qualquer companhia.
Sobre o autor:
Nick Galea é CEO da 3CX <http://www.3cx.com> , um desenvolvedor de software de PABX IP. Nick tem escrito artigos e ensaios técnicos a respeito de administração de rede, software de telecomunicações, segurança e VoIP.
WindowsNetworking.com contains a wealth of networking information for administrators: Featuring information on how to setup and troubleshoot various networks of any size. Also includes a comprehensive archive of hundreds of reviewed networking software and hardware solutions. Frequently updated with articles & tips by a team of leading authors, it remains a favorite within the networking community.

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20070312/29703f9d/attachment-0001.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil