RE: [AsteriskBrasil] Interligação PABX analogico com ASterisk

bernardo.vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Terça Julho 10 22:32:58 BRT 2007

Felipe, segue inline...

> Algumas duvidas. Pinsets são senhas, que cada um discaria de qq ramal, que
> identificaria a pessoa e não só liberaria o acesso desta pessoa às linhas,
> mas também faria o acompanhamento de sua atividade no sistema?

Exato, primariamente os pinsets são um mecanismo de ACL, mas você pode utilizá-lo para fazer o billing, eu não
tenho certeza se o CDR do trixbox já grava esta informação nativamente, mas se não o fizer é relativamente
simples de implementar, ou você pode ainda usar uma solução adicional de billing como o a2billing.

> Não entendi naquele esquema, porque o ramal 1 e o ramal 2 se conectam ao
> gateway. Este gateway tem mais uma porta PSTN, e seria ligado nesta porta o
> aparelho analogico conectado ao Ramal Analogico 1 e 2? Estes ramais seriam
> poderiam ser configurados como ramais Sip ou ramais 1 e 2 analogicos?

Os ATAs HT-488 do esquema têm 1 porta FXS e 1 porta FXO cada, o HT-386 tem 2 portas FXS. As portas FXS são
extensões no asterisk conectadas às posições de tronco do PABX. São estas extensões que permitem que os
usuários do PABX recebam um tom de discagem do asterisk quando digitam 0, asterisk então trata o número de
acordo com o dialplan e roteia a chamada no canal apropriado. Já as portas FXO estão mapeadas como troncos no
meu asterisk e ligadas em posições de ramal do PABX. Esta configuração me permite direcionar chamadas entrantes
pelo E1 diretamente a um ramal específico do PABX, ie implementar DDR. É através destas portas também que um
usuário do PABX pode trasferir uma ligação, usando o flash do terminal analógico, para extensões do asterisk.

> Neste esquema, antes de existir o Asterisk, o E1 da Telemar se conectava
> diretamente ao Euroset 48i? Se não for assim, esta faltando a conexao da
> rede PSTN ao sistema. Digo isso pois so vejo troncos 1, 2, 3 e 4. E no caso
> da E1, teria que ser Tronco 1, tronco n, tronco 30.

O asterisk foi colocado junto com a instalação do E1, uma vez que este modelo de Euroset não comporta E1, ele
recebia 4 linhas analógicas que não estão diagramadas pois serão extintas. De momento 2 das 4 linhas ainda
estão ativas e estão conectadas ao asterisk via HT-488. De qualquer modo, com esta configuração (e por
limitação do Euroset) eu não teria como conectar todos os 30 canais do E1 na razão 1:1 pois o PABX só comporta
4 troncos.