[AsteriskBrasil] Detectar fim da ligação

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Sexta Novembro 24 08:41:06 BRST 2006

huelbe.garcia em yahoo.co.uk escreveu:
> em circuitos analógicos (estes telefones
> tradicionais fixos que usamos em nossas casas, por
> exemplo) a desconexão de uma chamada (para fins de
> tarifação) é controlada por 'A' ('A' é o gerador
> da ligação, o chamador).
> [...]
> Especificamente no asterisk conseguimos resolver
> isso por aqui (com mais ou menos sucessos) com as
> configurações de busydetect, busycount e
> callprogress, descritas aqui:
> http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page=Asterisk+config+zapata.conf

Olá,

  Uma coisa que fiz e funcionou em vários casos, mas precisa
aperfeiçoar, foi gravar vários tons de ocupado e editar.
  Fiz o seguinte: configurei para não detectar o tom de ocupado
(busydetect) e simplesmente atender e gravar as ligações; depois liguei
de vários telefones (celulares, fixos e celulares de uma célula =
livre/embratel), coloquei no gancho e fiquei gravando o sinal de
ocupado; editei para ter apenas os tons de ocupado.
  Agora era só mandar o tom de ocupado que se o sistema do outro lado
for capaz de detectar o tom, ele desliga. Não tive sucesso com a função
busy. Outra coisa é que em muitos casos depende da pessoa do outro lado,
a qual originou a chamada, interpretar o tom e desligar, pois se ela te
deixou esperando e te esquece, você desliga e ainda continuará conectado.

  Vamos à dúvida do Roberto, agora:

> Estou com um problema gravíssimo aqui. Tenho um asterisk com uma TDM 400 com 4 interfaces FXO instaladas.

Ok.

> Hoje pela manha uma pessoa ligou via VONO para um determinado número que possui Menu de AutoAtendimento.

Aqui ficou meio nebuloso... A pessoa estava em um ramal do seu Asterisk ou ligou de fora e seu Asterisk atendeu com um Menu de Auto-Atendimento? Vou supor que a pessoa estava em um ramal do seu Asterisk e fez uma ligar para fora usando sua conta Vono, certo?

>O usuário provavelmente desligou o telefone, e a ligação ficou presa no AutoAtendimento.

Se este ramal do seu Asterisk desligou, então terá que apurar que prendeu a ligação, se foi o ramal (aparelho ou seja lá o que for), o seu Asterisk ou a Vono.

>Resultado: tenho duas ligações hoje que tem mais de 1 hora e meia e matou meus créditos do vono. Como eu faço para o meu asterisk detectar qndo a ligação é terminada somente de um lado?

Como disse, terá que apurar, pois se o Asterisk enviou para a Vono (SIP
eu creio) que houve um encerramento da seção e isso não ocorreu lá na
Vono, o problema é com eles e não com você, com seu Asterisk está tudo
normal, e peça o ressarcimento. Agora se seu ramal desligou e o seu
Asterisk não terminou a seção com a Vono, temos realmente um problema
grave! Terá que tentar reproduzir e rastrear, mas na lógica, como não
está usando FXO, seu sistema não precisa detectar nada, pois, por SIP,
simplemente encerra-se a seção e ambos os lados entendem isso, pelo
menos deveriam entender.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional e Eletrônico - USP
	   Página Pessoal: http://cpolegatojr.no-ip.org