[AsteriskBrasil] Grandstream retem a chamada na URA mesmo desconexão pelo cliente

Guilherme Groke ggroke em gmail.com
Quarta Dezembro 5 19:41:10 -02 2018

Oi Ulisses,

fico feliz que tenha chegado a uma solução.

Com relação às análises de linha que o Grandstream faz, tem um truquezinho
pra fazer funcionar, se não me engano você tinha que fazer apenas um teste
de cada vez (impedância, caller ID e tons), se quisesse fazer mais de um
por vez ele não gravava os resultados.

Não sei isso é um bug, ou impossibilidade técnica mesmo, mas eu lembro que
num dos manuais técnicos desse gateway fala sobre isso. E pra piorar, cada
vez que você faz, tem que gravar o teste que quer fazer, "commitar", e com
isso o gateway reseta, depois executa o teste, "commita" (o gateway reseta
de novo) e assim por diante. Ou seja, pra conseguir passar por tudo isso,
vai uns 10 resets, perde um tempão.

E com relação à URA, uma alternativa seria ter um timeout também para o
atendente final, ou seja, se passar por toda a URA, e por fim cair no
atendente e se em, digamos, 20 segundos, não atender, daí derruba a
ligação. Em qualquer circunstância é melhor em um dado momento derrubar a
ligação do que ficar presa dentro da URA ou chamando um canal, esperando
ser atendido indefinidamente.