[AsteriskBrasil] Problemas com configuração de audiocodes MP-104 FXO

Anivaldo w.nelson em ig.com.br
Quarta Outubro 16 21:51:05 BRT 2013

Boa noite pessoal

Comprei ha alguns dias um gateway audiocodes mp-104 FXO para substituir
um SPA 400 que configurei e está em uso na empresa do meu pai. Resolvi
trocar de equipamento porque o SPA400 está apresentando problemas quanto
ao volume da voz durante a ligação e um barulho tipo de tv fora do ar ao
fundo das ligações.

Sobre o mp-104 fxo:

Já fiz a autualização do firmware com a ajuda de Carlos Oliveira, aqui
da lista, que disponibilizou os arquivos.

Mesmo assim, eu não estou conseguindo configurar corretamente o equipamento.

Receber ligações:

Está parte da configuração é fácil, já fui nas configurações do mp104 e
configurei a extension para onde ele manda as ligações entrantes na
porta FXO.

No entanto, ao receber a ligação no softphone (zoiper) não dá pra ouvir
e nem falar nada. Só escuto um barulho muito alto.

Fazer ligações:

O mp104 está configurado com apenas uma porta FXO, já que tenho apenas
uma linha telefonica da OI aqui em casa, onde estou realizando os testes
iniciais.

Quando a ligação sai pelo mp104 recebo este log no asterisk - ligação é
realizada normalmente. O problema é que ocorre a mesma situação que
quando recebo ligações. Só escuto barulho! não sei o que é isto.

== Using SIP RTP CoS mark 5
     -- Executing [10331 em ramais:1] Dial("SIP/22-0000014a",
"SIP/9000/10331") in new stack
   == Using SIP RTP CoS mark 5
     -- Called SIP/9000/10331
     -- SIP/9000-0000014b answered SIP/22-0000014a
     -- Locally bridging SIP/22-0000014a and SIP/9000-0000014b
   == Spawn extension (ramais, 10331, 1) exited non-zero on
'SIP/22-0000014a'

Já procurei em vários lugares na internet tutoriais e dicas de como
configurar esse gateway, mas estou perdido.
Pensei que seria fácil, como foi no SPA400, me enganei.

Algumsa fontes que usei até agora:

http://www.voipsupply.com/blog/voip-insider/setting-up-an-audiocodes-mp-114118-fxo-with-asterisk-and-freeswitch
http://allabouthobby.blogspot.com.br/search?q=audiocodes

Alguem da lista tem esse equipamento em funcionamento e poderia me
enviar o arquivo BOARD.INI para que eu procure onde estou errando nas
configurações ?

agradeço anteciparamente qualquer ajuda.

Anivaldo Junior