[AsteriskBrasil] Feriados flexiveis

suporte em apexmic.com.br suporte em apexmic.com.br
Quarta Novembro 20 00:23:26 BRST 2013

Boa noite Daniel,

A muitos anos atras precisei encontrar uma forma de calcular os feriados
móveis (Isso bem antes da internet e nas BBS da vida não havia tanta
informação útil) Eu costumava fazer calendários para gráficas nas horas
vagas e num trabalho que eu trabalhava precisei calcular com muita
antecedência a data dos feriados móveis para colocar num programa de
computador que precisava saber com antecedência de 6 meses a quando um
feriado iria cair num certo dia destino.

Resumindo a história, conversando com um amigo que gostava de astronomia
e tinha dificuldade para seus calculos manuais que desejava escrever
programas em GW_Basic para ajudar nos cálculos astronômicos, de quebra
ele me ensinou que a páscoa precisava saber da primeira lua cheia após o
equinócio de primavera no Hemisfério norte. Como ele sabia calcular a
data do equinócio de primavera lá no hemisfério norte na mão, ele me
contou uma história muito legal e muito engraçada que infelizmente não
lembro agora acerca do carnaval, natal, páscoa onde vc podia deduzir
parte das formulas que por coincidência aparecem no link abaixo que
peguei da pagina voip-info.org que fala da funcao GotoIfTime.

http://www.oremus.org/liturgy/etc/ktf/app/easter.html

a formula abaixo calcula a correção Solar "S" e a Correção Lunar "L" que
fazem aquela outra tabela da wikipedia onde vc soma ao numero dourado :

/s/ = (/y/ - 1600) *div* 100 - (/y/ - 1600) *div* 400
/l/ = (((/y/ - 1400) *div* 100) × 8) *div* 25

esse link oremus.org eu peguei justamente do

http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+cmd+GotoIfTime