[AsteriskBrasil] Digest AsteriskBrasil, volume 44, assunto 82

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Terça Novembro 12 10:27:30 BRST 2013

Marcio,

   Não sei se você esta usando o Asterisk Puro ou alguma distribuição, se
já tem um ambiente montado ou se pretende montar. Minha sugestão para você
que esta iniciando é buscar algo pronto, recomendo usar o Meucci (
http://downloads.digivoice.com.br/pub/meucci/digivoice_meuccibe-1.4.0.1.iso)
é uma distribuição Linux + Asterisk em nosso idioma e tem suporte pela
Digivoice. Acredito que essa distro será seu pontapé no mundo voip.

   Agora de você já tem um Asterisk rodando, o melhor caminho é você partir
para a criação de uma Queue (Fila de Atendimento) ou um Ring Group. Segue o
link que pode te ajudar a configura isso:
http://www.orderlyq.com/asteriskqueues.html.

Em um asterisk puro, você faria assim.

sip.conf

[tpl](!)
type=friend
host=dynamic
context=from-internal
dtmfmode=rfc2833
qualify=yes
disallow=all
allow=alaw
allow=ulaw

[20001](tpl)
defaultuser=20001
secret=123456

[20002](tpl)
defaultuser=20002
secret=123456

extensions.conf:

[from-internal]
exten => 100,1,Queue(ringgroup|tT|||300)

queues.conf:

[ringgroup]
music = default
strategy = linear