[AsteriskBrasil] Saber se o aparelho SIP perdeu o registro

suporte em apexmic.com.br suporte em apexmic.com.br
Terça Novembro 5 15:27:56 BRST 2013

No meu asterisk eu uso banco de dados, para saber se o ramal ta ativo
ainda eu faço uma consulta ao banco de dados.
Nao é preciso tb, mas tem resultados melhores que o sip show peers

A questão básica é a seguinte, O asterisk precisa saber quando o ramal é
desconectado pois ele recebe uma notificacao do ramal que educadamente
avisa: Olha, eu estou me desconectando agora.

Veja que situacao bizarra, eu tenho o meu ramal que as vezes sai para
dar uma voltinha e deixa de responder com mensgens sip. No caso, fecho o
ramal no linux e algumas vezes o servidor nao recebe a notificacao, e
advinha, se eu estava com uma ligacao em andamento, ela continua lá!
ativa! consumindo recurso.

acho que a maneira mais fácil que encontrei foi olhar o banco de dados e
o sip debug.

Tem uma configuracao no asterisk que checa se o ramal ta ativo mandando
um ping pra ele, quando ele nao tem resposta, ele fala que o ramal é
inacessível

veja a linha abaixo:

Sep 25 16:22:01 NOTICE[3194] chan_sip.c: Peer 'NumeroRamal' is now
UNREACHABLE!  Last qualify: 102

acho que a linha vem do qualify