[AsteriskBrasil] {OT} Cálculo de preços para o profissional Freelancer

Marcio - Google marciorp em gmail.com
Domingo Junho 30 20:08:36 BRT 2013

Já vou avisando que não quero começar nenhum *flame
*. Estou velho e sem paciência para isso!

Vi o vídeo e não concordei com quase nada, os critérios são absurdamente
subjetivos. Quem determina o valor hora ou qualquer outro valor,
principalmente de serviços, é uma coisa chamada mercado!

Já cruzei com Profissionais que sabiam muito mais do que eu e que achavam
que sabiam pouco. Como já cruzei com, não sei como definir, quem não sabiam
nada e se consideravam o supra-sumo dos universo porque sabia crimpar cabo
de rede, que tudo que faziam era na base de socorro com colegas, fórum,
listas e etc. Resumindo, critério de conhecimento é absurdamente subjetivo!

Não vou entrar na questão de cada critério apresentando porque iria
escrever um livro.

Sempre tive três patamares de hora técnica, baixa complexidade, média
complexidade e alta complexidade. Quando parei, há pouco mais de dois
anos, cobrava R$ 200,00, R$ 300,00 e R$ 450,00, respectivamente. Nunca dei
um centavo de desconto!

Nunca peguei um serviço sem ter absoluta certeza de que dominava o assunto
e tinha o conhecimento técnico necessário para executa-lo sem precisar
ficar recorrendo a listas e fóruns, usando o cliente como laboratório.
Infelizmente hoje é o que mais vejo nessa lista e em tantas outras que
assino.

Fico abismado com o nível de dúvidas que aparecem aqui. A maioria delas
simplesmente porque o cidadão não se dignou a ler a documentação do
produto! Ou pior ainda, não tem tempo pra isso, já vendeu o serviço pro
cliente e teve a cara de pau de cobrar entrada, mesmo sabendo que nem de
perto tem o conhecimento técnico necessário para executa-lo, ai sai pedindo
socorro em todo lugar.

Vejo na lista gente se vangloriando de projetos *profissionais* quando na
verdade não passam da mais pura gambiarra. Usando produto doméstico como se
fossem os top de linha para uso comercial/corporativo ou como queiram
chamar. Enfiando a porcaria mais barata que acham no cliente, sem a menor
preocupação se aquele uso é adequado. Adoro gambiarras, no meu laboratório,
na minha casa!

O preocupante de tudo isso é que o cliente não sabe o que está comprando, e
quando não funciona é a tecnologia que não presta!

Já trabalhei com projetos de 10PA´s a 5.000PA´s. Sempre usei equipamentos
profissionais nos projetos e o cliente que não quisesse pagar que
procurasse outro, perdi alguns serviços, mas sempre tive ótimas referências!

Também nunca vendi equipamento nenhum. Fazia o projeto descritivo,
executivo e etc, apresentava a lista de equipamentos e serviços de
terceiros, no máximo indicava onde comprar (fornecedores sérios e com
credibilidades).

Não é porque Asterisk é de graça, é opensource e etc, a solução é barata!
Que se usa "máquina montada", ata de uso doméstico e etc.

Já vi cidadão perder serviço pela lista de material, porque por sorte o
cliente conhecia do assunto e sabia a diferença de um servidor ou
equipamento de primeira linha e uma "máquina montada"! Infelizmente isso é
raro!

[...]'s

Marcio

########### Campanha Ajude o Marcio! ###########
http://sosmarcio.blogspot.com.br/
http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793