[AsteriskBrasil] RES: Gatway com chan_dongle
Paulo Fernandes
paulofernandes em maisradio.com.br
Sexta Agosto 30 23:48:23 BRT 2013
Pelo que entendi, conhece bem Khomp e não recomenda, mas há meses testa e desenvolve.
Não conhece e não quer testar Chan_Dongle, mas critica ferrenhamente.
Só por esta discrepância é estranho se portar assim. Há algo errado.
Prefere algo proprietário ruim do que desenvolver algo aberto que dá sinais de excelente qualidade.
Eu tentaria desenvolver algo novo e não ajudar uma empresa que como seu cliente diz, não quer mais nem uma arruela. A não ser que as arruelas me seja mais vantajoso financeiramente.
Sobre modens GSM, não posso comparar a maior fabricante HUAWEI com nenhuma outra , infelizmente não há comparação. Prefiro confiar numa empresa do porte da Huawei do que em qualquer outra.
Por fim não sei de onde tirou que o produto não tem estabilidade, se não testou.
E não sei de onde tirou que é improvisação, se a maioria dos modens huawei vem com opção já ativada de voz, são feitos para isso também.
Acho que você está confundindo modem Paraguai com modem original huawei. Modem huawei deve ter no mÃnimo 100 vezes mais de engenheiros e profissionais 100x mais habilitados do que Khomp.
A improvisação é num HUB USB?
Acha mesmo que a gambiarra é um HUB USB?
Ou não quer admitir que está diante de algo sério e que funciona a contento?
Acho que deve admitir ou realizar seus próprios testes para que sua opinião seja mais carregada de informações relevantes.
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Marcio - Google
Enviada em: sexta-feira, 30 de agosto de 2013 22:36
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle
Putz, como disse a algum tempo atrás, estou velho pra flames ... mesmo tendo 35 anos, tenho o corpo e cabeça de 60 ... 300mg/dia de morfina + 40mg/dia de metadona são fantásticas para causar esse efeito. Recomendo!
Não vou mais responder, exceto se convencido ao contrário ... rsrsrs
Bom, como diria Jack, vamos por partes:
1. Não me referi a você ou a seu trabalho em especifico Giovanni, me referi a gambiarras em geral, infelizmente o chan_dongle é a bola da vez. Sobre a sua oferta, gostaria muito de aceitar, mas eu não consegui convencer nenhum colega que assumiu meus clientes a colocar em produção, para um teste real. Em laboratório não acredito que tenha muita serventia, além disse estou atarefado com 5 equipamentos de 3 fabricantes. Se mesmo assim achar interessante, vamos lá.
2. Vamos definir "gambiarra":
2.1. Segundo a Wikipédia: (Subst. Fem.) No Brasil, o significado predominante seria "improvisação". ... O termo "gambiarra" costuma ser usado também como adjetivo, significando "precário", "feio", "tosco", "mal acabado".
2.2. Segundo o Michaelis: Ribalta de luzes na parte anterior e superior dos palcos. 2 Serviço elétrico malfeito, especialmente com a finalidade de obter energia elétrica de maneira ilegal.
2.3. Segundo o Marcio: Improvisação, utilização de equipamentos fora da especificação ou proposito original, produto sem estabilidade/segurança/garantia.
3. Por favor, não sei o que é pior, GoIP e mais meia dúzia de tranqueiras chinesas. Isso não é parâmetro para comparação. A concepção inicial do GoIP é puramente para explorar o mercado de SMS Pirata, nada mais. Ah, ele é uma gambiarra industrializada ... rsrsrs
4. Na comparação de processo industrial X artesanal, basicamente é isso. Mas suprimiram alguns fatores e informações muito importantes: qualidade dos componentes utilizados, projeto e equipe de engenheiros dedicados ao desenvolvimento do produto, e principalmente continuidade e padronização do hardware. O oposto do chan_dongle, que com outro colega mesmo disse, usa-se o pen-modem disponÃvel!
5. Sim, tudo é modem GSM, mas cada um foi projetado para um tipo de uso, para um perfil. Da mesma forma que existem capacitores melhores e piores, existem modens GSM melhores e piores. No mundo existem poucos fabricantes realmente de modem GSM, dá pra contar nos dedos, e a maioria deles tem os de primeira linha, de segunda linha e de terceira linha, além dos perfis de uso. Ai vai do fabricante do gateway usar o adequado. Assim é com todas as outras partes.
6. Sim, tem um monte de fabricantes que usam tudo pronto e só colocam a marca, e são facilmente identificáveis. Eu não uso esse tipo de produto.
7. Fazendo uma analogia a qualidade dos componentes, placas, modens e etc. Sabe aquele pneu de carro 175x70R14? Pois é, do mesmo fabricante com as mesmas medidas você encontra de diferentes valores, e sabe porque? Cada um foi feito para um perfil de uso, vai de você colocar o adequado no seu carro para o seu uso. Se você colocar o inadequado ele pode durar menos, não conseguir frear corretamente, não ter a estabilidade necessária e por ai vai, mas vai rodar.
8. Com certeza absoluta todos, sem exceção, os pen-modens usados pelo chan_dongle usam modens GSM baratos, para perfil de uso doméstico onde não há exigência de qualidade, ou mesmo se ele parar, no máximo vai aborrecer o usuário, não vai causar prejuÃzos financeiros. E com mais certeza ainda não foi projetado para alta carga e operação continua. Ao contrário dos gateways, que pelo menos deveriam usar os de primeira linha com perfil voltado a alta carga e operação continua, os chamados industriais. Sabemos que muitos não o fazem, ai vai de você conhecer o equipamento.
9. Sempre, desde o começo, usei equipamentos profissionais. Volto a repetir, o cliente que precisa de 16 canais GSM e não tem 12-13 mil pra pagar em um gateway profissional, tem algo errado!
10. Até concordo que as margens de lucro dos fabricantes muitas vezes são abusivas. Um modem GSM de primeira linha em escala não custa mais de USD$40,00. Então porque um módulo custa USD$350,00? Parte desse valor é lucro, outra parte é custo de pesquisa, desenvolvimento e produção, mas um fatia bem grande é para o chamado "Seguro de Responsabilidade Civil". Trocando em miúdos e a reserva que a empresa faz para caso cause prejuÃzos para um cliente e seja condenada judicialmente a ressarci-lo. Algumas contratam esse seguro, outras simplesmente embutem isso como custo de produção.
Certa vez surgiu a oportunidade de entrar diretamente em um cliente de grande porte, o primeiro. Ele usava Avaya com 600 PAs e precisava ampliar/modernizar. Me apresentaram ao diretor de tecnologia e depois de muito telefone e e-mail ele resolveu me dar uma chance, marcou uma reunião para eu apresentar o projeto. A única coisa que ele disse: "se exitar ou gaguejar uma vez que seja, está fora." Cheguei na reunião com um projeto/proposta da solução completa por 1/8 do preço da Avaya. Me colocaram em uma sala de reuniões sentado sozinho em um lado da mesa, em uma cabeceira estava o diretor de tecnologia e na outra o vice-presidente, do outro lado da mesa uns 10 técnicos/engenheiros. Passei por uma sabatina de 4 horas, estava quase tendo um colapso, até então o vice-presidente, um senhor de uns 50-60 anos, não tinha dado uma única palavra, fica só reclinado na cadeira escutando. Depois de 4 horas aproximadamente ele encostou na mesa, interrompeu e disse: "já vi que tecnicamente ninguém nessa sala vai conseguir te contestar, nem mesmo aquele ali da ponta que é o engenheiro da Avaya responsável pelo projeto. Até agora você não gaguejou, não ficou em dúvida ou deixou de responder qualquer questão. Não estou propenso a fechar com a Avaya porque acho que a sua solução não funcione, pelo contrário, ou porque a deles seja melhor, ou porque é mais cara ou porque eles são mais bonitos. Se eu contratar a Avaya e tiver algum problema eu irei processa-la e sei que ela terá capital para arcar com as prováveis indenizações. E se eu contratar a sua, quem irei processar? Pelo que entendi há pelo menos quatro fornecedores envolvidos. Irei processar você, o responsável pela solução! Agora me diga, você tem capital para suportar um processos desses? Tem ideia de quanto custa o minuto parado de nossa operação? Acho que não!"
Fiquei parado, não sabia o que responder. Após uns 30 segundos de pausa que parece que duraram 30 minutos, ele continuou: "Me apresente uma apólice de responsabilidade civil de meio milhão por 36 meses, em 72 horas, e o projeto é seu.". Eu só respondi: "Fechado!", sem ter a menor ideia de quanto custava isso. Ele levantou e saiu da sala junto com a maioria. O engenheiro da Avaya saiu rindo, pois provavelmente sabia o custo disso. O diretor de tecnologia só me disse: "Boa sorte, você vai precisar!"
Sai de lá já correndo atrás, quando recebi os primeiros orçamentos quase infartei. Faltando umas 3 horas para o prazo esgotar consegui fechar com uma seguradora que já enviou a apólice direto pra eles e eu fechei o contrato. Hoje eles são o meu único cliente direto ainda, mas só presto consultoria, não entra um parafuso lá sem meu aval.
Sabe quanto me custou o seguro? Quase 2x o meu lucro no projeto! Pois é, tive um enorme prejuÃzo. E o que eu mais queria eu não pude fazer, usa-los como vitrine. Mandei o meu contrato de meras 5 páginas, uma semana depois o jurÃdico deles me devolveu com quase 50 páginas e com um recadinho: "Nem pense em querer tirar ou colocar algo!". Dessas 50 páginas, umas 5 eram dedicadas ao maldito NDA, mais umas 5 as consequências de quebra-lo! Ou seja, nunca pude citar o nome deles ou qualquer aspecto técnico da solução, exceto que usam "Asterisk" e tem mais de 1.500 PAs ativas, hoje. Eles me trouxeram muitos outros clientes, mas por iniciativa deles.
Ou seja, o "quanto custa" a solução é um dos fatores de menor peso para o médio e grande porte, e até menos para o pequeno, que é administrado e não empurrado com a barriga.
Nunca passei a mão em cabeça de fabricante ou fornecedor, e sempre fui muito criterioso nas homologações para todos os clientes. E como a Khomp foi citada nos seus "primórdios" ... rsrsrs
Conhecia a Khomp de nome, mais nunca tinha usado. Um dia resolvi comprar um EBS GSM (lançamento) para uma parceria. Logo de cara, nos primeiros testes, me estranhei com o channel. Cheguei a pensar em devolver. Em uma conf com o pessoal do desenvolvimento, nos estranhamos mais ainda, pois disse que o channel não era estável, era um beta ou algo do tipo. Foram rÃspidos comigo e eu com eles. Implementaram alguns requisitos e fiquei com o equipamento.
Na sequencia tive a infeliz ideia de envia-lo para esse cliente ai de cima. O tal seguro quase me fez falta. De vários problemas, na última vez o famigerado channel derrubou parte da operação, o estrago só não maior pela forma como o ambiente foi implementado e opera. Umas 300 PAs ficaram indisponÃveis por exatos 72 segundos e caiu mais umas 100 ligações. Foi o suficiente pra eu receber uma ligação do vice-presidente perguntando se eu ainda tinha o seguro, pois se o problema se repetisse novamente eu precisaria dele, e que só não iria precisar agora em homenagem aos últimos 5 anos de serviços irretocáveis.
Uns 3 dias depois recebi o equipamento de volta por sedex a cobrar com um bilhete do diretor de tecnologia: "Em consideração a nossa amizade e aos últimos 5 anos, nunca mais me mande um produto desse fabricante. Nem arruela!"
Ha alguns meses estou testando pelo menos uma dezena de updates do channel e estou com uma versão nova do EBS. Chegamos a passar 2 semanas rodando testes com pacotes especÃficos do channel para debug, tentando identificar os bugs e corrigi-los.
Não falei mais com a pessoa que achou ruim quando disse que o channel não era estável, e hoje tenho certeza que não era. Mas depois de uma conversa produtiva com um dos diretores, as coisas estão fluindo mais, estamos interagindo mais e consequentemente os problemas vem sendo identificados e corrigidos.
Ainda tem muito coisa a ser feita, e sinceramente ainda não tenho segurança em mandar um produto deles para um ambiente de grande porte. Eles tem vários outros produtos impares no mercado, mas hoje tenho um pé atrás. Acho que falta um programa de "beta-testers" e mais tempo em desenvolvimento. Pelo menos componentes de qualidade eles usam, e não dá pra comparar com gambiarras ou mesmo GoIP da vida.
Mas eles tem estrutura para isso e podem melhorar! Tem gente dedicada a isso, recebendo salário para isso! Falta abrir a cabeça um pouco. Tem pessoas excelentes lá, o profissional que tenho contato direito é muito bom. Apesar do começo ruim, é um dos fornecedores que estou apostando para um projeto que está no formo.
É o chan_dongle e seus pen-modens?
Se eu tivesse sido processado pelo cliente, teria levando a Khomp junto. E se fosse o chan_dongle com os modens Huawei? Ia coloca a Huawei no meio? Ou o Makhutov e o Vagin? A Huawei no mÃnimo iria rir e simplesmente contra-argumentar que o produto não é para isso, e não é mesmo. No máximo eles iriam me processar por ter debloqueado o uso de voz, alegando patentes e segredos industriais.
Alguns vão dizer que deve ter uns 5 callcenters desse porte no paÃs! Eu vou repetir que o cliente que quer usar 16 canais GSM e não tem 12-13 mil para comprar um equipamento profissional tem que fechar as portas! Porque com certeza não tem pra isso, mas tem pra trocar de carro, reformar a casa, viajar e etc.
Brasileiro tem que parar com esse negócio de "jeitinho".
Usar chan_dongle + pen-modens em casa ou no escritório para uma, duas linhas no máximo, onde se o sistema tiver que ser reiniciado ou ficar fora por 10-20 minutos não vai afetar nada, tudo bem. Acho que é inclusive esse o objetivo do chan_dongle.
Agora, como está sendo colocado e feito propaganda, de colocar 10-20 pen-modens pendurados em um hub USB para aguentar a carga de um callcenter, me poupe, é demais pra mim. Isso pra mim ultrapassa o conceito de gambiarra.
Por último, o projeto está praticamente abandonado (um ano se atualizações) e tem vários issues pendentes. Até andei analisando o source e pensei em mexer, mas da forma que as coisa andam larguei de mão. Amanha ou depois vou ser processado por culpa de um "sem noção". Sem contar que acho que o negócio está sendo desvirtuado a ponto de acabar prejudicando fabricantes sérios e profissionais, e não vou compactuar com isso.
UFÃ, consegui terminar de redigir, após umas 7 horas ... kkkkkkkk
[...]'s
Marcio
========================================
########### Campanha Ajude o Marcio! ###########
<http://sosmarcio.blogspot.com.br/> http://sosmarcio.blogspot.com.br/
<http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793> http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793
========================================
Em 30 de agosto de 2013 10:12, Asterisk - Junior Polegato <asterisk em juniorpolegato.com.br> escreveu:
Olá!
Outro fator importante, em se falando de valores, estão esquecendo de somar impostos INSS, FGTS, Férias, 13º, sindicato, entre outros benefÃcios dos funcionários, ISS, ICMS, IPI, ST, PIS, COFINS, IRPJ, contabilidade entre outros para a Empresa, além do custo operacional como telefone, energia elétrica, aluguel, manutenção, etc. Além disso teria o imposto de importação e companhia na importação do Alix ou outro.
Não esquecendo que é uma empresa e visa lucro, não dá então para comparar valores chan_dongle com produtos comerciais.
Agora qualidade técnica, fiquei impressionando, coloquei um modem E156B no meu note de desenvolvimento, desbloqueei a voz e saà usando. Somente tive que alterar o código para suportar PDU/GSM e USSD nesse modelo e pronto, funciona tudo! E funciona muito bem!
Se alguém abrir uma empresa, uma caixa bonita (marketing), suporte 24h e garantia, e reduzir o lucro para o valor ficar abaixo do mercado, vai fazer dinheiro com certeza!
[]'s
Junior Polegato
Em 30-08-2013 10:32, Alexandre Cavalcante Alencar escreveu:
Pessoal,
NOTA: Não descrevo todas as etapas do processo, apenas de forma bem genérica e de alto nÃvel ao interesse da discussão. As especificidades competem exclusivamente a aqueles que empreenderão na fabricação em escala de produtos.
Aos profissionais e amadores:
Como um gateway profissional é feito:
Pega-se N módulos GSM, uma interface de controle, uma fonte e um gabinete, monta-se tudo de forma que o conjunto funcione adequadamente ao propósito estabelecido e comercializa-se. Tudo isso partiu de um protótipo, com módulos soltos, fios da fonte de alimentação conectados de forma simples, etc...
Como um gateway amador é feito:
Pega-se N módulos GSM (no formato de um modem 3G, que nada mais é que um módulo GSM num gabinete de propósito definido), uma interface (hub usb/servidor), uma fonte de alimentação (hub usb), monta-se da forma mais adequada ao ambiente onde será instalado e comercializa-se.
Qual a diferença?
No dito profissional, existe um processo de fabricação em escala, depois que o protótipo passou por sua fase de construção, que insere um gabinete bonito, pintado, padronizado, com componentes padronizados (módulos gsm, fonte, gabinete, interface de controle, etc).
No dito amador, existe um processo artesanal, construindo cada instalação à sua própria forma, com pouca ou nenhuma padronização (devido à caracterÃstica artesanal), com módulos diversos (aquele modem que está mais acessÃvel/disponÃvel ou cujas experiências passadas foram positivas), interfaces (hubs/distro/asterisk) diversas, fontes (hubs) diversas e processos de montagem diversos.
Basicamente, o artesanal deixará de ser chamado assim quando começar sua produção em escala, com componentes padronizados, com uma marca e proprietária que possa suportá-los.
Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/
http://www.alexandrealencar.net/
http://www.alexandrealencar.com
http://www.servicosdeti.com.br/
COBIT, ITIL, CSM, LPI, MCP-I
2013/8/30 Sylvio Jollenbeck <sylvio.jollenbeck em gmail.com>
Hudson,
Concordo com a sua opinião. um produto só se torna estável, maduro e seguro quando alguem, mesmo que apenas Um, acredite na ideia. Um solução com 16 dongle custa o preço de 1 placa gsm com 4 canais no brasil. Eu acredito que se juntos, não na visão de usuários, mas na visão de desenvolvedores, podemos usar o dongle sem qualquer problema, trocar experiencias. etc.
Abs,
Em 30 de agosto de 2013 10:02, Hudson Cardoso <hudsoncardoso em hotmail.com> escreveu:
Não gosto muito de participar de debates "Flames", mas....
Há muito tempo atrás, uns 12 anos eu acho, conheci uma empresa pequena, tipo fundo de garagem,
um monte de tralha espalhada pelas mesas, dois malucos soldando "pecinhas", e um magrelo alto tentando
me empurrar uma solução que seria o futuro da Telecom, assim nascia a KOMP,
Nunca usei uma Komp na minha vida por causa de imagem que tive, so Digivoice, ate que no mes passado,
fui convidado a conhecer os produtos dela.
Mudei completamente minha idéia, placas muto bem feitas(antes eram muito grandes), ambiente limpo, organizado,
ao nÃvel de Digium.
Agora me pergunto, eles não começaram assim ? como um dongle da vida?
A diferença entre fornecer uma gambiarra e um produto sólido, é se ele atende o cliente, com qualidade e preparo
técnico, já fiz isso muitas vezes, pra solucionar o problema do cliente, mas deixava ele bem ciente disso, se o
cara tem consciência de que tá comprado algo fundo de quintal, não vejo problema, mas usar essa artimanha
em uma venda profissional, é no mÃnimo desonesto, nefasto e desleal.
Vou até comprar um pra fazer teste aqui em casa, como conhecimento, qual deles vai ser, ou
quanto tempo esse trem vai durar? não sei, mas o cliente tem que ciência completa do que se trata.
Esse é meu ponto de vista.
Hudson (048) 8413-7000 <tel:%28048%29%208413-7000> Para quem nao cre, nenhuma prova converte,Para aquele que cre, nenhuma prova precisa.
_____
Date: Fri, 30 Aug 2013 09:38:17 -0300
From: jersonjunior em bsd.com.br
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle
Chan_dongle arrebenta!!
Em 30 de agosto de 2013 00:22, Miqueias Queiroz Decco <miqueiasdecco em hotmail.com> escreveu:
É certo que se não fossem esses testes, estarÃamos ainda no mundo do PABX e o asterisk jamais sairia do papel.
Miqueias Decco
_____
Date: Thu, 29 Aug 2013 19:22:44 -0300
From: otavioasterisk em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle
Boa noite lista.
Márcio, sou um feliz cliente do Giovanni e de seus gateways.
Antes utilizava gateways da Goip q, de um dia pro outro, simplesmente pararam de funcionar e me deixaram na mão.
Estou utilizando um Alix + 4 modens (não me lembro o modelo) com teste de portabilidade do Udson (brfone telecom) e recomendo 100%. Qualidade de ligações 100%, nunca tive travamentos ou queda nas ligações e esse cenário já está há 30 dias em produção e nesse perÃodo, nenhum problema.
Já adquiri o segundo gateway, agora com 8 modens (e303) q está previsto para ser implantado num cliente em no máximo 15 dias, e não tenho o menor receio, tanto pela qualidade, quanto pela suporte q recebo da dupla Giovanni e Udson.
E fique tranquilo pois não tenho interesse nenhum em divulgar pois não sou patrocinado pelo Giovanni muito menos pelo Udson. Simplesmente acho que temos q divulgar o q é bom.
Antes de adquirir o gateway do Giovanni, eu montei um com um server rodando debian + modem porém tive alguns pouquissimos problemas com travamento, porém não tendo tempo para afinar a configuração, resolvi comprar.... E mesmo com esses problemas, a qualidade da ligação era perfeita e não tinha quedas...
Abraços a todos...
Em 29 de agosto de 2013 17:48, Giovanni <giovbs em gmail.com> escreveu:
Marcio,
não concordo 100%...
Foi eu que montei este gateway ( <http://goo.gl/sOAtB> goo.gl/sOAtB) e este é só um teste em ambiente de produção (e minha continuação do laboratório com Dongle).
QUERO EVIDENCIAR que o cliente não pagou e não está pagando nem um centavos por isso e não vejo motivo por o empregados de esta empresa ser mentirosos relatando esta 'sensação' positiva que as ligações som melhores dos outros gateways que utilizam. EU VI PESSOALMENTE: os modem E303 neste caso tem melhor recepção de sinal (RSSI) dos Portech pois os Portech, colocados na mesma sala, nem consegue 'ver' o sinal da torre. Por receber o sinal este 12 portech MV378 (96 canais GSM) som montados perto uma janela no andar mais alto (segundo andar) por assim poder colocar as antenas fora da janela... mas Modem E303 nesta sala (andar 0) toda fechada e sem janelas cheia de Rack, UPS, torres, etc etc tem RSSI entre 8 e 18 conseguindo até então passar mais de 60.000 ligações....
Estou muito cuidadoso nas minha declarações e NUNCA VENDI UMA gambiarras em toda minha vida...cliente tem que ser CIENTE de todo e FELIZ ou nao é mim cliente pois não vendo! EU não gosto de clientes insatisfeitos me cobrando! Quem me conhece sabe de isso.
Vendei algumas soluções e ajudei muita gente da lista em colocar em teste ou produção chan_dongle e afins!
E som todos satisfeitos e CIENTES das coisas. tenho outros clientes relatando qualidade é melhor de Outros...
CLARO que eu não vou declarar que seja a melhor solução gateway mas garanto que funfa bem se lembramos de utilizar os devidos coitados!
Marcio convido o Sr. a montar seu ambiente de teste... A qualidade é a mesma de uma ligação GSM entre celulares/smartphones e a qualidade não depende só do gateway mas também da rede das Operadoras e TODOS sabemos que não é boa "assim"... Assim se a rede da operadora é RUIM qualquer gateway GSM irá ser ruim incluindo os TOP DE LINHA.
E acho que seria interessante que tivesse alguém tentando melhorar este modulo (código fonte) cha_dongle e não só criticar...Assim, gostaria de lhe enviar uma Alix, um modem E160 e o sistema instalado... como presente de laboratório! Não me veja a mau é material que tenho em mim laboratório (que é usado) mas lhe doo de vontade por você testar e depois me dizer se é gambiarra! Pois respeito sua pessoa e gostaria você testasse antes de falar assim mau.
Caso aceite aguardo seu endereço em PVT por encomendar.
Abraço
Giovanni
skype: giovbs
Em 29 de agosto de 2013 16:08, Marcio - Google <marciorp em gmail.com> escreveu:
Olha, na boa mesmo! Respeito quem queira usar gambiarras, é escolha. Não concordo com isso e não apoio.
Agora dizer que uma gambiarra dessas funciona melhor que equipamento profissionais força a barra, chega beirar o ridÃculo. Chega ser falta de respeito com os colegas sérios aqui da lista!
É a mesma coisa que dizer que pegando um teco-teco e pendurando umas metralhadoras nele ele vai fazer o serviço melhor que um F-16.
Acho que cada um tem que vender o seu peixe, mas um pouco de sensatez não custa nada!
Assim como eu, há outros na lista que trabalham com Asterisk/Callcenter/VoIP há muitos anos e em sistemas de grande porte. Nós dizer isso é o mesmo que nos chamarmos de burros, ignorantes e ladrões, por termos feitos nossos clientes gastarem centenas de dezenas de reais eu equipamentos profissionais enquanto meia dúzia de gabiarras e aberrações há 1/10 do valor fariam a mesma coisa com a mesma estabilidade, segurança, disponibilidade e qualidade.
Porque será que quando recebemos ligações de certos TMs Ativos o áudio é limpo, nÃtido, não há barulho de fundo, não há chiado, não há picote? Enquanto outras ligações parece que estamos falando com alguém que está em uma boate marciana fazendo a chamada por um VoIP de Saturno?
Pois é, essa é a diferença! O primeiro usa equipamentos profissionais, com qualidade industrial, em ambientes projetados e executados por profissionais qualificadas! O segundo, bom, acho que não preciso detalhar!
Já que a lista agora é vitrine de casos de sucesso, vou contar um de insucesso.
Esses dias me ligaram umas 5 vezes, sempre de números celulares diferentes, mas do mesmo "callcenter" oferecendo o mesmo produto. A ligação era uma porcaria! Depois da última ligação eu resolvi retornar em um dos números, depois de umas 20 tentativas consegui ser atendido. As outras 19 ou caia, ou não me escutava, ou eu não escutava, ou chiava demais ...
Bom, depois de um papo com a atendente consegui que ela me transferisse para o "supervisor", que depois de um pequeno papo descobri que era dono. Conversei com ele uns 20 minutos e convenci ele a me passar o contato do "cara" que monto a estrutura dele, mas nisso já tinha alguns detalhes, tipo: "trava tudo umas três vezes por dias", "as vezes a ligação fica muito ruim", "de vez em quando tem que instalar tudo de novo", etc. De outro e-mail meu passei uma mensagem pro cidadão falando quem tinha me indicado e pedindo um orçamento, não demorou foi respondido.
Não sei se fiquei com raiva ou com pena do individuo. Dei corda pra ele e depois de vários vai e vem de e-mail, ele citou até a lista aqui pra eu mesmo fazer a manutenção tirando dúvidas, além de uma relação de uns 20 clientes pra pedir referência. Desses clientes: 6 = satisfeitos (incluindo o que me passou o contato dele e todos confirmando os travamentos e etc) / 5 = com problemas/pendências (travamentos, qualidade das ligações, etc) / 5 = Tinham jogado a solução no lixo / 4 = queriam dar uma surra nele.
Ah, ele disse que eu iria precisar de um computador, que podia compra as peças no Mercadolivre pra ficar mais barato, alguns atas que eu poderia comprar na China (pelo eBay), e pasmem, um "modem gsm desses que usa para internet 3G" para cada linha de celular e hub usb com porta para a quantidade de modens. E que talvez tivesse que mandar os modens pra ele configurar, ou se eu quisesse ele me venderia já configurado.
Todo dia ele me manda um e-mail perguntando se vou fechar e me dando um "descontinho" a mais na mão de obra.
Triste viu!
[...]'s
Marcio
========================================
########### Campanha Ajude o Marcio! ###########
<http://sosmarcio.blogspot.com.br/> http://sosmarcio.blogspot.com.br/
<http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793> http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793
========================================
Em 29 de agosto de 2013 13:56, Daniel Roberto <daniel em oxmundi.com.br> escreveu:
Qual marca do Hub?
Em 29 de agosto de 2013 14:44, Everton Carneiro <everton em visaotecnologia.com> escreveu:
no de 16 um hub profissional de 16 portas USB.
Em 29 de agosto de 2013 14:33, Daniel Roberto <daniel em oxmundi.com.br> escreveu:
Olá Everton,
Qual modelo de régua USB para conectar os modens você está utilizando?
Att,
Em 29 de agosto de 2013 14:28, Everton Carneiro <everton em visaotecnologia.com> escreveu:
Compartinhando experiência:
Pessoal estava usando varios gatway de 4 portas feito com cha_dongle e os mesmo funcionam muito bem ate o o dia de hoje estou muito satisfeito com essa solução, mas tenho uma melhor!... estou com um de 16 modens E303 (homologado) usando Alix, pessoal esse é que mim surpreendeu mesmo já esta a mais de 45 dias em 1 callcenter aqui em Fortaleza e esta 100% funcional com todas as portas simultânea. muito bom mesmo, ate o sinal esta melhor que gatways de marcas (X,Y,Z) que tenho em produção.
Isso tudo é mérito de nossa lista e em particular nosso amigo Giovanni e Paulo muito grato pessoal.
--
Everton Carneiro .:
Visão Tecnologia
Fortaleza-CE 85-3044 8888 / 3044-8844
Cel: Tim 85-9665 0888
Preserve o verde, antes de imprimir veja se realmente é necessário.
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
--
Everton Carneiro .:
Visão Tecnologia
Fortaleza-CE 85-3044 8888 / 3044-8844
Cel: Tim 85-9665 0888
Preserve o verde, antes de imprimir veja se realmente é necessário.
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
--
Otávio
_______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conhe�a em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA � Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank � Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conhe�a em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA � Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank � Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
--
Sylvio Jollenbeck
www.hosannatecnologia.com.br <http://www.hosannatecnologia.com.br/>
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
--
[]'s
Junior Polegato
_______________________________________________
KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com.
_______________________________________________
ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.
Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.
Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.
_______________________________________________
Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para asteriskbrasil-unsubscribe em listas.asteriskbrasil.org
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20130830/c5394098/attachment-0001.htm
Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil