[AsteriskBrasil] RES: VOX-IP GVT

Patrick Ximenes hexaclamys em gmail.com
Segunda Maio 21 15:22:25 BRT 2012

Sidney,

Imagino que seu caso seja o seguinte (você poderia ter dado mais informações):

Digamos que:

- A eth0 tenha o endereço 192.168.1.2/24
- A eth1 tenha o endereço 192.168.2.2/24
- O gateway padrão seja 192.168.1.1 (equipamento responsável pelo acesso a internet)
- O ip do roteador da GVT seja 192.168.2.1
- O ip para registro da conta sip seja 10.1.1.10

Como sua rota padrão é para o gw 192.168.1.1 , para registrar a sua conta SIP você terá que alterar a configuração de rota para que as requisições destinadas ao ip de registro (10.1.1.10) saiam pelo link GVT.
Ex: ip route add 10.1.1.10 via 192.168.2.1

Isso resolve o problema da troca de sinalização SIP.

Outro detalhe que se deve observar, são os endereços dos media gateways. Você terá que criar rotas para eles também. Do contrário, o audio irá tentar trafegar via gw de internet. Para isso é preciso que a GVT lhe informe qual a faixa usada pelos media gateways deles ou, no pior dos casos, você pode debugar o SIP e pegar os endereços dos mgw usados. Vamos supor que a faixa seja 10.2.2.0/24. Então faça:
Ex: ip route add 10.2.2.0/24 via 192.168.2.1

Espero ter ajudado.

Att

GULMS  - Grupo de Usuários Linux de MS
PSL-MS - Projeto Software Livre MS