[AsteriskBrasil] Desconexão dos atas ao asterisk

Bussaca bussaca em conectcor.com.br
Quinta Março 1 15:42:43 BRT 2012

Boa tarde a todos.

Tenho um asterisk no meu datacenter para linha VOIP junto a uma operadora.

No escritório tenho um servidor openSUSE 11.1 com asterisk conectado a
uma E1, uma placa GSM e 2 interfaces de rede (1 com IP externo para
acesso até o asterisk do datacenter e 1 com IP interno atuando na
autenticação dos Atas Linksys).

- chamadas interurbanas eu utilizo a linha VOIP.
- chamadas locais e 0800 a E1
- chamadas para celulares a placa GSM

Acontece que:

- se eu removo o gateway (route del default) da placa de rede do meu IP
externo (apenas para perder a rota de saída da linha VOIP), óbviamente
os serviços locais (E1 e GSM) permanecem funcionais

- se eu retiro o cabo de rede também sem o gateway na placa de rede do
meu IP externo, os serviços E1 e GSM também permanecem funcionais

- porém, se eu possuir o gateway na placa de rede do meu IP externo e só
retirar o cabo de rede da placa, em menos de 1 minuto, todos os ATAS se
desconectam do meu servidor.

Não consigo identificar o porque desta ocorrência.

Alguém teria uma sugestão pra me orientar?

Agradeço a colaboração de todos.