[AsteriskBrasil] Minha opiniao sobre ATAs

Joao Soares joao.soares em brasiltel.com.br
Quinta Fevereiro 23 15:10:58 BRST 2012

Gente,

Trabalho com VoIP a 8 anos.
Olhem no Registro BR e vejam que meu registro é anterior ao Vono.
Comecei  1 ano antes deles.

Não caiam na armadilhas dessas empresas ching ling.
Criam uma capa bonitinha, e a gente acha que la dentro tudo funciona.

Apesar do preco (já encontrei chinês me oferecendo ATA por 10 dolares) não
vale a pena a incomodacao.
O que você não gasta na compra do produto gasta em suporte com o cliente.

Isso se ele aguentar tanta enchecao de saco e não cair fora de seu projeto.
Não se queime com essas merdas.

Minha experiência sobre o GrandStream. LIXO.
Usei, e joguei 50 equipamentos no Lixo.
Na verdade, dei para clientes pequenos.
Ainda tem meia dúzia funcionando, pois os clientes tem paciência de resetar.
Tive que recomprar todos os outros.
Prejuizo em dobro.
Não recomendo nem pra inimigo.
O DHCP é podre, e trava por qualquer pico de rede.
Se passar vídeo na rede ele trava. Nem falo de temperatura e ambientes de
rede híbridos.
Dai nem com reza brava.

Stracta. Nem pensar. DHCP podre.
É uma missa acessar a área de admin, e quando você consegue ele trava.

Polycom, Cisco, Audiocodes. Excelentes aparelhos, mas caros demais.

Siemens. Coisa de Alemao. Complicado demais pra configurar. Mas é bom.

Testei intelbras também, e em situações atípicas de rede, com muito trafego
ele arria. Não aguenta.
Com clientes com 1 ou duas posições vai bem.

Coloquei em um cliente com 6 posicoes, e 4 simultaneas.
Não aguentou uma hora pra travar.

Eu só uso Linksys. Homologado, testado e aprovado.

Coloquei esses dias um SPA2102 numa rede de um cliente.

Deu conflito de rede. O ATA trocou o IP sozinho.
Quase não acreditei quando vi.
Tenologia CISCO é outra historia. Primeiro mundo.

Troubleshooting de gente grande.
Aguenta qualquer coisa na rede, e não chia.

Tenho um WRTP Linksys funcionando num cliente a 6 anos.
Só tive que colocar um saco plástico pra não pegar pó.
As vezes a rede do cliente (uma maçaroca) trava.
Ele trava junto, mas é só desligar e ligar  que segue o baile.
Acontece uma vez por ano.

Pra projetos um pouco maiores uso o 8000.
Tem oito portas e funções interessantes.
Mas normalmente dou preferencia para o SPA 2102 ou o PAP2

Bons negócios pra todos

Brasiltel - Telefonia VoIP
Joao Pedro Soares
Gestor Comercial
Email / MSN: joao.soares em brasiltel.com.br
Phone: + 55 51 3500-3535
mobile: +55 51 9841-4440
www.brasiltel.com.br