[AsteriskBrasil] Capacidade do Asterisk

Tetra Informatica tetra em tetra.srv.br
Quarta Setembro 28 08:15:44 BRT 2011

Pessoal,

Claro que neste fórum deve ter muita gente que já se envolveu com
instalações “grandes” do Asterisk.

Pois é, estou querendo saber até onde vai uma única plataforma com Asterisk.

Por exemplo, em uma central de chamadas, quantas PA’s com softphone podem
ser atendidas, claro, considerando uma rede local bem projetada e bem
distribuída.

Gostaria de saber da experiência de vocês neste ponto. Se possível falem da
capacidade do computador em termos de processamento e memória.

A minha experiência, até o momento é pequena. Só usei computadores montados
marca Santa Ifigênia e cheguei a 80 PA’s com 4 E1 de entrada. Normalmente um
dual core ou coisa assim.

Outra experiência foi com discador. Com a mesma plataforma, dentro de uma
tele, consegui fazer umas 160 chamadas simultâneas. Se eu deixasse passar
disso, o Asterisk ia parando... parando... até parar totalmente. Alguém sabe
me dizer por quê?

Eu tinha um AGI para processar os passos da chamada e cada chamada era
disparada por um asterisk manager rodando em outra máquina (Windows).. Assim
que o manager detectava um hangup, comandava uma nova chamada na mesma
porta.

Agradeço a todos,

Sergio