[AsteriskBrasil] Não consigo configurar Azzu/Elastix

Carlos Zamora carloszamora em live.com
Terça Agosto 16 11:08:51 BRT 2011

Pessoal, peço desculpas novamente pela repetição do e-mail.Parei de receber os e-mails da lista no "carlos em agenciasoft.com.br". Segue:
(Se o e-mail foi repetido, me desculpem. Estou com problemas ao receber e-mails da lista)

Olá Roger, muito obrigado pela ajuda, mas infelizmente não obtive êxito na configuração.
Vou descrever as tentativas que fiz, caso alguém saiba que caminho eu possa seguir:

ATUALMENTE:
Eu tenho uma rede interna atrás de um roteador D-LINK DIR 100 (192.168.0.1)
Tenho um computador conectado (192.168.0.101)
E dentro desse computador eu tenho o Elastix sob VirtualBox (192.168.0.120)

A configuração do VirtualBox está OK, tanto que acesso a máquina via Putty, o DNS está configurado também.

Procedimentos que efetuei após as dicas do Roger:
- Modifiquei o IP para "192.168.0.1" (router) dos arquivos: sip_nat.conf e na configuração do TRUNK da interface web do Elastix;
- Habilitei o roteador como DMZ para o IP 192.168.0.120 (da VM do Elastix);
- Dei os comandos:
iptables -I INPUT -p udp --dport 10000:20000 -j ACCEPT
iptables -I INPUT -p udp --dport 5060:5061 -j ACCEPT
iptables -I INPUT -p tcp --dport 5060:5061 -j ACCEPT
- Cheguei até mesmo a dar stop no iptables da máquina virtual
- Desativei o firewall que utilizo no meu Windows (que segura a VM) e, mesmo com ele desativado, leberei todas as portas para que não houvesse erro mesmo

Como não deu certo, eu fiz o seguinte:
- Modifiquei o IP para "192.168.0.120" (da VM) dos arquivos: sip_nat.conf e na configuração do TRUNK da interface web do Elastix; ----> Testei e não deu
- Modifuquei o IP do DMZ do router para "192.168.0.101" (PC) para liberar a máquina como um todo ----> Testei e não deu
- Modifiquei o IP para "192.168.0.101" (da VM) dos arquivos: sip_nat.conf e na configuração do TRUNK da interface web do Elastix; ----> Testei e não deu
- Modifiquei, no extensions.conf a linha:
[rotadeentrada]
exten => s,1,Dial(SIP/100,50) para SIP/Azzu (nome que constava no ramal) -----> Sem sucesso (voltei para o SIP/100 que é o número do ramal)
- Deixei o DMZ do roteador em estado normal novamente e liberei manualmente as portas no router ----> Testei e não deu
Dentre outras configurações que não me recordo agora

Diante disto, creio que haja algum problema com a configuração que inseri nas opções do Elastix ou realmente é muito difícil ter um serviço de VoIP funcional em uma máquina virtualizada por VirtualBox (pelo menos para o meu conhecimento em VoIP, que neste caso é de puro usuário).

Se puderem me ajudar, ficarei imensamente grato, uma vez que estou empenhado em fazer o Elastix funcionar!
Muito obrigado Roger e amigos!

--------------------

Em anexo segue as configurações de todas as opções do meu Elastix (Azzu):

Extensions.conf:

; Contexto de Saída de Chamadas
[outgoing]
exten=>_XX.,1,Dial( SIP/${EXTEN}@azzu,50 )

; Contexto de Entrada de Chamadas pelo Tronco SIP Azzu
[incoming]
exten => azzu,1,Goto(rotadeentrada,s,1)

; Contexto Rota de Entrada
[rotadeentrada]
exten => s,1,Dial(SIP/100,50)                  ;100 é o meu ramal

Trunk:

Dial Rules: X.
Trunk Name: Azzu
username=12xxxxxx           ; Número azzu
secret=xxxxxxxx                ; Senha azzu
domain=azzu                 ; Domínio, essencial que seja azzu
fromuser=12xxxxxx          ; Número azzu
fromdomain=azzu             ; Domínio, essencial que seja azzu
host=registrar.azzu.com.br  ; Proxy SIP da plataforma azzu
insecure=very               ; Desabilita as checagens de segurança
qualify=no                  ; Não fica pingando o proxy sip, pois isto já é feito pela plataforma
port=5060                   ; Porta de conexão SIP
nat=yes ; Com ou sem essas informações, não foi do mesmo jeito
externip=187.57.xxx.xxx ; Com ou sem essas informações, não foi do mesmo jeito
localnet=192.168.0.120/255.255.255.0 ; Com ou sem essas informações, não foi do mesmo jeito
canreinvite=no
disallow=all                ; Desabilita todos os codecs
allow=alaw                  ; Habilita o codec G.711A&ulaw                  ; Habilita o codec G.711U&gsm                   ; Habilita o codec GSM&ilbc                  ; Habilita o codec iLBC
dtmfmode=rfc2833            ; Padrão de DTMF RFC2833
context=incoming            ; Chamadas recebidas encaminhadas ao contexto incoming

Register String:
12xxxxxx em azzu:MINHA_SENHA:registrar.azzu.com.br/azzu

ramal001 <100>
Display Name: ramal001
Assigned DID: 113014xxxx (azzu)
secret: XXXXXXXX
dtmfmode: rfc2833
canreinvite: no
context: from-internal
host: dynamic
type: friend
nat: yes
port: 5060
qualify: yes

dial: SIP/100
mailbox: 100 em device
deny: 0.0.0.0/0.0.0.0
permit: 0.0.0.0/0.0.0.0

Incoming Route:
azzu
did number 113014xxxx
Direcionando para Extensions <100> ramal001

Outbound Route:
1 Azzu
Routename Azzu
Dial Patterns 0|X.
Trunk Sequence SIP/Azzu
(Não estou testando ligações externas, pois o meu boleto de créditos da Azzu ainda não foi compensado, estou usando apenas o número de recebimento)

Ademais, seguindo recomendações na web, adicionei o seguinte no sip_nat.conf:

nat=yes
externip=187.57.xxx.xxx
localnet=192.168.0.120/255.255.255.0
canreinvite=no

Se eu conecto no XLite com os dados diretos da Azzu, ele funciona normalmente.
Quando conecto o XLite com os dados do meu servidor interno, ele conecta, porém quando eu ligo para o meu número, simplesmente não é direcionado pro XLite e nada aprece no asterisk -r.

No XLite:
Display Name: 100
User name: 100
Password: xxxx