[AsteriskBrasil] Analise de Log

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Quarta Outubro 27 11:28:34 BRST 2010

Márcio, sem querer corrigir... mas corrigindo...rs  (me desculpe se
ficou bravo)....

E1 = meio de transmissão
CAS = sinalização digital por canal associado... um dos tipos que podem
ser utilizados pelo E1...

E1 pode receber sinalização CAS ou CCS, por exemplo... Dentro de CAS, o
mais famoso é o R2... Em CCS é ISDN e SS7...

Abaixo um trecho do meu TCC sobre este assunto...

Abraços!!!

========== Trecho TCC ==========
1.2.1 MEIOS DE TRANSMISSÃO

A RPTC utiliza-se dos seguintes meios de transmissão:

      * T1 – o padrão T1 é entregue sob um enlace de par trançado, que
        utiliza 24 canais com velocidades de 64 Kbps simultâneos para
        transmissão e recepção de chamadas, totalizando uma transmissão
        de 1.544 Mbps. Este padrão é muito comum na América do Norte e
        Japão.

      * E1 – o padrão E1 que também é conhecido como “Link E-1” ou
        “Enlace Digital”, é entregue sob um enlace de par trançado, mas
        ao invés de 24, utiliza 32 canais com velocidades de 64 Kbps,
        sendo 30 canais simultâneos para transmissão e recepção de
        chamadas, 1 canal para sincronismo e 1 canal para sinalização,
        totalizando uma transmissão de 2.048 Mbps. Este padrão é muito
        comum na Europa e Brasil.

      * T3/E3 e T4 – são transmitidos via cabo coaxial.

      * T3 ou T4 – também podem ser transmitidos por microondas.

      * SONET (Synchronous Optical Network) – a rede de sincronização
        óptica é transmitida sob fibra ótica, normalmente nas
        velocidades de 155.52 Mbps, 622.08 Mbps e 2.488 Gbps.

1.2.2 TIPOS DE SINALIZAÇÃO

Aqui serão abordados os tipos de sinalização mais comuns do sistema
telefônico comutado, como segue:

Circuito Local

Há três formas de sinalização no circuito local:

      * Loop-Start: o protocolo de sinalização Loop-Start (LS) possui um
        sistema de funcionamento muito simples, pois trabalha como um
        telefone conectado na Central Local, ou seja, o fechamento do
        circuito indica o início de uma chamada e a abertura do circuito
        indica a finalização de uma chamada. Neste tipo de sistema é
        possível ocorrer uma falha muito grave, denominada efeito Glare,
        ou seja, ocorre um acesso simultâneo entre dois pontos,
        caracterizando a “linha cruzada”. Por isso não é utilizado em
        sistemas conectados a um PABX. Mais informações sobre PABX serão
        apresentadas no tópico 1.3 deste trabalho.

      * Ground-Start: a sinalização ground-start (GS) possui um sistema
        de reconhecimento de conexões e desconexões em cada lado do
        tronco, o que evita que um tronco seja apropriado por mais de um
        ponto. Este tipo de sinalização é utilizado em sistemas
        conectados a um PABX.

      * Kewl-Start: a sinalização kewl-start (KS) é um aprimoramento da
        sinalização loop-start, onde foi adicionado tons de supervisão,
        proporcionando assim, uma notificação de desligamento imediata
        entre a Central Local e o Usuário (última milha).

DC

A sinalização DC baseia-se através do uso de um nível de tensão
constante (DC) para sinalizar a Central Local. Esse tipo de sinalização
é utilizada nos seguintes blocos:

      * Circuito Local: forma simples de sinalização DC entre o
        assinante e a central.

      * Recebe e Transmite (E&M – recEive and transMit) – é
        caracterizado por um par de fios dedicados à sinalização, um que
        recebe (E) e outro que transmite (M).

IN-BAND / OUT-OF-BAND

A sinalização in-band recebe este nome porque os tons são transmitidos
sobre as mesmas facilidades que a voz, ou seja, dentro da banda de voz
de 0-4 kHz. Já a sinalização out-of-band recebe este nome devido aos
tons serem transmitidos fora da banda de voz, geralmente pelo canal de
sinalização. Os tons utilizados em in-band ou out-of-band podem ser do
tipo:

      * Freqüência Única (SF – Simple Frequency)

      * Freqüência Múltipla (MF – Multiple Frequency)

      * Tons Duplos de Freqüência Múltipla (DTMF - Dual Tone
        Multi-Frequency)

CAS

A sinalização CAS (Channel Associated Signaling) ou Sinalização por
Canal Associado transporta a sinalização no próprio tronco de
comunicação ou em outro canal que esteja permanentemente associado ao
canal de comunicação.

Os tipos mais comuns de sinalização CAS são “CAS Bell System MF”, “CCITT
N 5”, “R1” e “R2D”.

A sinalização R2D é o padrão CAS mais utilizado no Brasil. Sua principal
característica é a codificação das informações em grupos de 4 bits,
sendo dois para TX (transmissão) e dois para RX (recepção). Para link do
tipo E1, é enviada a sinalização de um par de canais a cada quadro
(composto por 256 bits) e enviado a sinalização de todos os canais mais
o sincronismo a cada multiquadro (composto por 16 quadros).

CCS

A sinalização CCS (Common Channel Signaling) ou Sinalização por Canal
Comum, não é associada fisicamente aos troncos de tráfego de voz, mas
utiliza-se de um enlace comum para transportar informações de
sinalização, ou seja, voz e dados trafegam no mesmo canal. Este tipo de
sinalização possui um custo menos elevado que o CAS.

Os tipos mais comuns de sinalização CCS no Brasil são a “ISDN” e a
“SS7”.

A ISDN (Integrated Services Digital Network) ou RDSI (Rede Digital de
Serviços Integrados, no Brasil) foi desenvolvida com o intuito de
substituir a telefonia comutada analógica por uma telefonia totalmente
digital, e podemos defini-la como sendo um protocolo para prover
múltiplos serviços através de um acesso único da interface do assinante.

A ISDN provê dois métodos de acesso:

      * BRI (Basic Rate Interface): utilizado, geralmente, por usuários
        residenciais e pequenos escritórios. É caracterizado por ter
        dois canais B (B: canais de transporte de informações do usuário
        com taxa de 64 kbps) e um canal D (D: canal de sinalização para
        o circuito comutado com taxa de 16 kbps).

      * PRI (Primary Rate Interface): utilizado em médias e grandes
        empresas. As taxas primárias podem ser de 1.544 Mbps (T1) ou
        2.048 Mbps (E1), a qual possui um canal D de 64 kbps e vários
        canais B. A interface no padrão T1 possui 23 canais B e um canal
        D, enquanto no padrão E1 possui 31 canais B e um canal D.

O protocolo ISDN é capaz de transmitir voz, dados, imagens, vídeo
streaming, aplicações, dentre outros serviços multimídia, no mesmo meio
de transmissão, além do recurso de criar VPN.

O Sistema de Sinalização Número 7 (SS7) foi desenvolvido pelo Instituto
Internacional de Telecomunicações (ITU-T) ao fim da década de 70.
Inicialmente sua função era apenas controlar as chamadas telefônicas,
mas o projeto foi crescendo e suas funcionalidades foram amplamente
aumentadas, tais como, pesquisas em bases de dados, transações e
integração total com a rede ISDN.

O SS7 é considerado um sistema inteligente, pois é capaz da realização
de sinalização fora de banda (out-of-band) na RPTC, proporcionando a
manipulação do estabelecimento de chamadas, troca de informações,
roteamento, operações, cobrança e suporte a serviços de rede inteligente
(IN – Intellignet Network).

O SS7 é um protocolo muito importante devido à capacidade de, através
dos pontos de tradução (gateways), conectar a Voz sobre IP com a RPTC de
uma forma transparente e eficiente, tornando o ponto de tradução
praticamente invisível entre as operadoras.

======== Fim Trecho TCC ========