[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Marcelo Araujo marcelojcaraujo em gmail.com
Quinta Maio 13 22:28:10 BRT 2010

Caso o primeiro servidor enviado pelo servidor de dns [1] falhe, o
cliente sip deve solicitar outro. Existem clientes[2] que não
implementam tal solução. Alguns exemplos segundo o voip-info.org:

bad clients:
- eyeBeam 1.1 3004w stamp 16863
uses first SRV, no failover, ignores ICMP (retransmissions)

- eyeBeam 1.1 3010n stamp 19039
uses first SRV, no failover, ignores ICMP

- ser 0.8.12
uses first SRV, no failover, ignores ICMP (retransmissions)

- Asterisk CVS-HEAD-04/04/05-13:06:02
uses any SRV, no failover, ignores ICMP (retransmissions)

- Windows Messenger 5.1 (5.1.0639), RTC API RTC/1.3.5369
uses first SRV, no failover, processes ICMP (no retransmissions)

- Cisco 5300, IOS 12.3(10)
uses first SRV, processes ICMP (1 retransmissions), failover to A record

- Grandstream GXP-2000, 1.0.1.12
uses first SRV, no failover, ignores ICMP

- Grandstream BR-102, 1.0.6.7
uses first SRV, no failover, ignores ICMP

1.  http://www.voip-info.org/wiki/view/DNS+SRV
2. http://www.voip-info.org/wiki/view/SRV+implementations