[AsteriskBrasil] Res: Res: Asterisk substitui PABX tradicional?

Saulo Quinteiro sauloquinteiro em gmail.com
Segunda Março 29 14:23:58 BRT 2010

Acredito que nessa hora vc tem que levar em conta a versatilidade de
utilizar um sistema totalmente IP.
Integração com filiais, baixo custo de manutenção, possibilidade de
integração com CRM, sistemas proprios etc.
Justificar a utilização ou não do Asterisk apenas levantando valores
iniciais de implantação de projeto é um erro.

Se você apenas levar em consideração a possibilidade de se utilizar uma
terminação voip para chamadas externas que normalmente
tem um custo inferior as praticadas por operadoras de PSTN vc já tem uma
redução no custo do seu parque.

Bom tem infinitas vantagens de se substituir o PABX por asterisk, vale
lembrar que é possivel manter uma arquitetura hibrida, diminuindo assim
o investimento inicial para implantação, é bom lembrar também a
necessidade de que esse projeto seja  executado por um profissional
capacitado, e que atenda a todas as necessidades do cliente, com
estabilidade e qualidade.

Att,

Saulo Quinteiro dos Santos
Bacharel em Ciências da Computação UFPR