[AsteriskBrasil] Estrutura para provedor Datacenter/Dedicado/VPS/Cloud

Wemerson C. Guimarães wemersonrv em gmail.com
Terça Junho 1 14:06:49 BRT 2010

Boa tarde galera...

Trabalho com provimento de serviços voip já a algum tempo e sempre esbarro
em questões de link, data-center, servidores etc...  Gostaria de tirar umas
dúvidas com os colegas sobre o que considerar na hora de montar uma
estrutura.

1) Data Center e Link– O problema que sempre percebo nos data-centers é a
redundância, desde os pequenos até os grandes. É Ser bom enquanto está tudo
bem é fácil... Mas sempre que precisam passar para um dos links de backup
ocorre sobrecarga e compromete a qualidade... E venho conversado com colegas
que estão em diversos data-centers (tanto gigantescos quanto anõezinhos
hehehehe)... e a reclamação sobre esse ponto é a mesma.

Então se a lista tiver boas indicações, gostaria de conhecer... ;)

2) Servidor – Até pouco tempo eu era fã de um bom servidor 100% dedicado,
mas com o avanço dos VPS e mais recentemente dos Cloud Servers to na
dúvida... até onde é interessante ter cada um? Também tenho dúvida sobre o
que exatamente é cada um e gostaria de saber mais.

Pelo que eu entendi:

Servidores Dedicados são máquinas físicas com seu hardware 100% disponível
para quem o contrata. Como é uma máquina isolada, se um item de hardware
falhar, vai dar galho... rs

O VPS é a divisão dos recursos de um servidor dedicado, criando diversas
“cotas”... e cada cota funciona como um servidor completo, só que virtual.
Mas caso algo no hardware falhar todos os “servidores virtuais” irão falhar
também.

O Cloud Server seria muito parecido com um VPS, porém é a combinação de um
conjunto de recursos disponível em vários servidores e storages.. Assim
mesmo que algo nesse cluster falhe, há uma garantia maior de funcionamento.

Galera, se eu tiver errado por favor me corrijam... rs.

Bem.. olhando pelo foi citado parece que montar uma estrutura sobre um cloud
server é muito mais interessante... E até mesmo a questão de preço tá mais
atraente que um dedicado... O que me dizem? Vale a pena investir em cloud?

---
Atenciosamente,

Wemerson C. Guimarães
Rio Verde – GO
E-mail/MSN:  <mailto:wemersonrv em gmail.com> wemersonrv em gmail.com
Telefone: (64) 3621-6393
Celulares: (64) 8435-4313 / (64) 9219-7767
VoIP (SupremaVoIP): *4455