[AsteriskBrasil] Socket , Webservice e afins.

Alan Pablo pablo em contacte.com.br
Terça Outubro 27 09:47:03 BRST 2009

Bom dia, galera!

                Para aplicações do tipo click-to-call , callcenter e etc, o
que os senhores tem utilizado com desempenho satisfatório ?

No passado..rs (asterisk 1.2) , eu tinha uma aplicação em Delphi 7 , onde eu
tinha aproximadamente 20 agentes que ficavam fazendo login e logoff
(manager) em busca de duração da chamada,callerid,chamadas em espera e essas
demais coisas que já estamos acostumado, isso sobrecarregava demais meu
servidor gerava dead-lock e constantemente tinha que da uma “paradinha” no
asterisk e subir de novo.

Atualmente com asterisk 1.4 com receio dos dead-lock resolvi utilizar o
astmanproxy (sem autenticação dos clientes, já que só funciona na rede
interna) e via script mandado para banco de dados as informações que cada
agente precisa como : callerid, fila em espera, duração da chamada. Porém o
callerid por exemplo tenho pego através da aplicação
Queue(helpdesk|tr|pegacallerid.php), ou seja só pego o callerid depois que o
agente atendeu a chamada.

Em relação a sobrecarregar o servidor não tem acontecido, afinal nesse
cenário só tenho uma autenticação(astmanproxy),mais o tempo resposta para
atualização das telas, o controle de quando um ramal está em ligação ramal
-> ramal e não entrante do callcenter tá ficado difícil de fazer.

As duvidas seriam:

                - Requisições via WebService (HTTP.conf) direto no asterisk
funciona bem?

                - Para aplicações click-to-call beleza utilizar socket via
manager , mais e pra callcenter ? O asterisk tem algum limite de conexões ?
50 agentes?

                - Callerid e duração da chamada vinculado com agente, como
pegar ?

Se alguém estiver trabalhando em algum projeto semelhante e quiser
compartilhar  algumas idéias tipo dificuldades encontradas, soluções, novos
desafios, segue o MSN para contato.

Obrigado!

Alan Pablo

MSN: a1an_pab10 em hotmail.com