[AsteriskBrasil] Protetor Contra de Surto Linhas Telefônica

Rodrigo Lang rodrigoferreiralang em gmail.com
Quarta Outubro 14 17:55:42 BRT 2009

Sim, na maioria das placas o RJ fêmea tem uma parte metálica do lado externo
dele. Essa parte metálica é continuação do encaixe da placa no gabinete.
Então aterrando o gabinete, você terá suas placas aterradas, evitando assim
uma descarga vinda de uma linha analógica. Por isso que comentei sobre o BOM
aterramento. O qual é necessário sempre estar medindo, diria que todo ano
pelo menos. Masss, como prevenir nunca é demais, você pode conectar as
linhas em um bloco de inserção e colocar um protetor de linha analógica (que
não é nada além de um fusível). Fácil de achar em qualquer loja que contenha
materiais de telecomunicações. Espero ter ajudado.

Ats,
Rodrigo Lang.