[AsteriskBrasil] Asterisk no SLES

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Novembro 13 15:17:15 BRST 2009

Sem dúvida, mas os pacotes têm seus problemas também.

Por exemplo, se o usuário precisar de suporte à sinalização MFC/R2 (utilizada em 90% dos links E1 no Brasil), não vai ter alternativa a não ser instalar a partir dos fontes, visto que a versão disponível no repositório do Debian (por exemplo) é a 1.4.21.2. O Asterisk só vai suportar nativamente o MFC/R2 a partir da versão 1.6.2, que ainda não saiu do RC.

Também não é incomum alguns releases do Asterisk virem absolutamente "quebrados", provocando uma grande instabilidade. A solução daí é atualizar, e aí não tem aptitude install asterisk que resolva.

Claro que se o objetivo é apenas ter um primeiro contato, nada impede o usuário de instalar através dos repositórios. Mas é bom aprender o caminho das pedras desde cedo, para evitar grandes dores de cabeça no futuro.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP