[AsteriskBrasil] Asterisk Interagindo com Aplicações

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Março 6 14:58:20 BRT 2009

----- "Weder Prado" <weder.prado em gmail.com> escreveu:

> Boa tarde lista,
> Tenho um asterisk com E1 e provedores VOIP em produção sustentando
> toda a parte de telefonia da empresa com absoluto sucesso,o software
> chamou atenção da parte de desenvolvimento da empresa e agora
> desejamos fazer o asterisk interagir com nossas aplicações, bom tenho
> 04 perguntas básicas que vão me ajudar bastante?
>
> 1- É possívefal fazer o asterisk ler um número que está num arquivo e
> reproduzir o audio de qual número está nesse arquivo?

Sim.

> 2- Qual a melhor maneira de fazer o asterisk originar chamadas, usando
> o manager o através de scripts agi?

Tanto faz, como você achar mais fácil de implementar e manter.

> 3- Para realizar essa tarefa é melhor o asterisk estar com todo o
> dialplan em realtime?

Não há necessidade.

> 4- Alguém poderia me dar um exemplo de fazer o asterisk originar uma
> chamada e quando a pessoa atender direcionar para um ramal?

Usando um call file, que nada mais é que um arquivo texto que você vai *mover* para /var/spool/asterisk/outgoing, ficaria mais ou menos assim:

Channel: Zap/g1/[numero]
CallerID: [numero]
MaxRetries: 10
RetryTime: 20
WaitTime: 60
Context: [contexto do ramal que vai atender a chamada]
Extension: [ramal que vai atender a chamada]

Quando a pessoa atender, o ramal especificado vai tocar. Você encontra maiores informações sobre os call files no diretório do código-fonte do Asterisk, no arquivo sample.call.