[AsteriskBrasil] Virtualização com reconhecimento Placas PCI ou Banco de Canais USB

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Segunda Julho 27 11:26:05 BRT 2009

Em um caso mais especial tenho a seguinte configuração:

DOM0

Hardware: HP ML350 G5 , Xeon 2.66Ghz QuadCore com 15 gb de memória, 5
hds SAS de 70GB em raid 10.
Sistema Operacional: Debian Lenny.
Xen compilado.

DOMU's
xen1:~# xm list
Name                                          ID   Mem VCPUs
State   Time(s)
Domain-0                                     0  967     4     r----- 104146.8
centos-ipphone-32bits-pvm        1   512     1     -b---- 230457.3
debian-ipphone-pvm                   2   512     3     -b----  40864.7
debian-ltsp-pvm                          3  9000     3     -b---- 537572.8
freebsd-firewall-hvm                  4   512     2     -b---- 115423.3
gentoo-desenvolvimento-hvm     7  1024     1     -b----  58779.2
win2003-hvm                              8  512     1     -b----  48759.7
xen1:~#

Em apenas uma maquina fisica tenho o FIREWALL(FREEBSD com proxy,
controle de msn e afins) da rede, o LTSP(DEBIAN com mais 42 usuarios
simultaneos usando firefox, thunderbird, emesene, gaim, openoffice) da
rede, um GENTOO que roda um Jboss para um sisteminha,o windows 2003
com JTI para uns sistemas for windows e dois asterisk um com 1.4 e
outro com 1.6.

Os 48 ramais estáo ligados no  debian-ipphone-pvm que roda o asterisk
1.6 realtime,gravacao,queues e um sistema que estamos desenvolvendo de
discador preditivo em 64 bits.
A placa da khomp com 1 E1 roda no centos-ipphone-32bits-pvm com o
asterisk 1.4 em 32bits.

Tive que separar porque estou usando algumas features do 1.6 e também
porque o driver da khomp roda em 32 bits apenas.

Não tive nenhuma perda de qualidade usando este ambiente.

Todas essas maquinas virtuais eram fisicas até Janeiro deste ano,
estamos a 6 meses sem nenhum problema.

Nos outros casos os asterisk compartilham hardware com servidores de
email, servidores de hospedagem e afins.

Segue a configuração do asterisk com a khomp.

xen1:~# cat /etc/xen/centos-ipphone-32bits-pvm.conf
import commands
builder = 'linux'
name ='centos-ipphone-32bits-pvm'
disk = [ 'phy:/dev/storagexen/centos-ipphone-wi-32bits-pvm.disk,xvda,w' ]
memory = 512
maxmem  = 2000
vcpus = 1
vif = [ 'bridge=xenbr0' ]
#kernel = "/boot/centos/i386/vmlinuz"
#ramdisk = "/boot/centos/i386/initrd.img"
#root = '/dev/xvda2 ro'
pci = [ '12:02.0' ]
on_poweroff = 'destroy'
on_reboot = 'restart'
on_crash = 'restart'
extra = 'xencons=xvc console=xvc0 video=tty'
vfb = [ 'type=vnc,vncdisplay=1,vnclisten=0.0.0.0,vncpasswd=sdfqwe123' ]
xen1:~#

xen1:~# lspci | grep -ri PLX
12:02.0 Bridge: PLX Technology, Inc. Device 3001 (rev 01)
xen1:~#

A linha pci = [ '12:02.0' ] diz que a maquina virtual tera acesso
direto a placa no endereço especificado que é a khomp.

Abraços.