[AsteriskBrasil] Placa E1 para Asterisk

Rodrigo Lang rodrigoferreiralang em gmail.com
Quarta Dezembro 9 13:38:08 BRST 2009

Para ser bem sincero, todas são boas quando funcionam! Hahahahaha
Mas levando em conta quando não funcionam eu tenho preferência pela khomp,
pois é bem prático para resolver problemas e reconfigurar se for o caso. E
quando você precisa o suporte provê toda atenção necessária! Tive
esperiências boas e ruins com a Digium, Digivoice e Khomp. As da Digium eu
já não recomendo muito, por mais que sejam controladas pelo Dahdi (o qual
acho muito bom), na época que trabalhava com ela não conheci nenhuma
distribuidora oficial aqui no Brasil e também não conheço ninguém que
conserte as placas, ou seja, problema de hardware vai ter que mandar para
fora. Porém faz tempo que não trabalho com placas da digium, pode ser que
tenha agora distribuidores e manutenedores das placas aqui no Brasil. Da
digivoice são boas, mas não achei o hardware muito robusto. Sem contar que
elas vem para links de 120 Ohms e aqui no Brasil a maioria são links de 75
Ohms. Ou seja, terá que colocar um balon na ponta, mais um ponto de falha.
As da khomp eu recomendo pois o instalação é fácil, eles possuem um wizard
de configuração inicial, a mesma placa trabalha com ISDN e R2 nativos, por
padrão as placas vem com cancelamento de eco e é muito díficil você
necessitar mecher no khomp.conf (arquivo de configuração da mesma).
Normalmente só instalo as placas e apago o .conf da khomp, utilizando assim
o contexto padrão deles (ex.: khomp-00-01). Mas essa é minha experiência e
opinião.

Orra, estava até esquecendo, dia 4 de dezembro o Asterisk fez 10 anos.
Parabéns Asterisk!
Heheheheh

Ats,
Rodrigo Lang.

2009/12/9 Ítalo Rossi <italorossib em gmail.com>

> [...]
>
> Também utilizo digivoice em algumas instalações e não estou satisfeito. Da
> muito problema e muita dor de cabeça. As atualizações de drivers são as
> únicas soluções que nos apresentam e mesmo assim não resolvem.
>
> Utilizo digium + khomp a um bom tempo sem problemas algum, nunca precisei
> de um suporte, instalei e esqueci que existiam.
>
> Em relação a Sangoma, ainda não tive a oportunidade de testar, mas pelas
> opiniões no grupo e pelas pesquisas que fiz, é tanto líder em estabilidade
> quanto performance.
>
> 2009/12/9 Edison Koji <ek em ipbox.com.br>

>>> 02 - Sangoma
>>> 03 - khomp

> Ítalo Rossi
> http://italo.digi.com.br/blog