[AsteriskBrasil] Problemas com IAX + IAXMODEM

Saulo Quinteiro sauloquinteiro em gmail.com
Quinta Agosto 20 17:35:03 BRT 2009

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema no ambiente em produção que é o seguinte :
Tenho um server só para atender e enviar faxes, nele existem vários
dispositivos IaxModens (cerca de 150) interligados ao Hylafax provendo
assim o serviço de fax.
Constantemente ocorria o WARNING[4278] chan_iax2.c: Max retries exceeded
to host 127.0.0.1 on IAX2/1003-12847 (type = 6, subclass = 11, ts=50016,
seqno=14)
o meu problema é que quando isso ocorria o servidor travava, na verdade
o chan_iax para de responder, tirando o serviço de funcionamento.
Na época realizei algumas modificações que diminuíram a incidência porem
não chegou a resolver.

Caso alguem tenho tido esse problema também ou queira discutir um pouco
mais a fundo sobre o assunto, seria legal encontrar o problema realmente..
vejo um possivel bug no chan_iax o comportamento correto dele seria
bloquear o peer que esta com problema e não deixar de funcionar.
Na época as alterações feitas foram:
Editei o fonte do chan_iax.c aumentando o numero de tentativas, e
apliquei também um patch que corrigia um problema relacionado a isso.
Como todos os IaxModens são iniciados ao mesmo tempo, a cada X tempo
ocorria um bombardeio de registros no servidor, que imagino poderia
perder um deles gerando o problema acima.
por isso mudei o tempo de reload dos dispositivos, tipo a cada N
dispositivos diminuia 5 seg no tempo de reload, para evitar que 150
extensões fizessem reload no mesmo segundo.

Bom quem puder ajudar ficarei muito grato, estou com outro servidor em
produção que apresentou o mesmo problema, mesmo a versão mais atual do
asterisk 1.4

Abraços,

Saulo Quinteiro dos Santos