[AsteriskBrasil] ATA e ASTERISK X Speedy

Adelino Baena abaena em uol.com.br
Sábado Maio 31 11:15:44 BRT 2008

Bom dia, Silvio

A primeira coisa que voce precisa fazer é verificar o codec que voce esta
usando.

O codec G729 usa 42 Kbps para cada canal de voz. Se voce tiver dois
telefones no ATA, voce vai precisar de aproximadamente 80 KBps livres. Ou
seja, vai usar quase todo seu upload.

Se Speedy é a unica opcao em sua regiao, contrate um plano que tenha pelo
menos 256K e upload. O uso do Asterisk nao vai melhorar em nada a qualidade
da ligacao.

Ou seja :

1) Certique-se que está usando o G729 nas duas portas de seu ATA;
2) Contrate um plano com upload superior ou mude de provedor, como o Newton
sugeriu;
3) Abra um chamado de Suporte na Telefonica e reclame da velocidade de seu
Speedy. Eles tem como melhorar sua configuracao remotamente se voce
reclamar.

Um abraco e boa sorte

Adelino Baena
Alcance Brasil