[AsteriskBrasil] Asterisk num AMD-K6-2 - Dificuldades

Paulino Kenji Sato pksato em gmail.com
Sexta Maio 30 18:58:19 BRT 2008

Minhas primeiras experiências com o Asterisk (1.2) foram feitas em um
AMD K6, com 128MB de ram e HD de 4.7GB ou menos. Ramais SIP e um FXO.

2008/5/30 Felipe Trevisan <asteriskbr99 em gmail.com>:
> Tenho um computador encostado aqui e resolvi tentar torná-lo util.
>
> Resolvi tentar instalar o asterisk nele e como nao sei muito de Linux, vou
> contar minhas dificuldades.
>
> Primeiro: Hardware. Trata-se de um AMD-K6 2 550, com 512 Mb de memoria RAM e
> dois HD´s, um com o Kurumin funcionando de 4 Gb, e outro com 8 Gb onde
> reservei para isntalar o asterisk + CD ROM.

Pelo que li, usa grande dificuldade esta no uso do Linux, Kurumin não
e uma boa distribuição se a intensão e aprender como o Linux funciona.
As distribuições atuais, assumem que o hardware também e atual, e por
padrão instalam um kernel compilado para CPUs PIV para cima, sendo
incompatível com o K6, o sintoma e um reboot logo após a tela do grub
ou um congelamento. As vezes tem o aviso de cpu incompatível,
portanto, ao instalar, preste atenção se o instalador pede para
escolher um kernel, escolha um para i486 (i386).

> Entao o que me parece é que eu instalei o asterisk no diretorio errado. É
> isso? Qual seria o diretorio correto para copiar o asterisk1.4.20.tar.gz, de
> scompactar e rodar o make install?

A onde descompacta o .tar.gz do source do asterisk (ou outro) não tem
importâcia alguma no funcionamendo. Importante e que faça corretamente
os procedimentos de compilação e instalação e configuração.
Alguns arquivos podem estar em um outro tar.gz. No caso, podem estar
faltando os arquivos do addon.
Muito importante ao compilar um programa, ler com muita atenção as
intruções, contidas nos arquivos INSTALL e README, bem como os
relacionados por esses arquivos.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br