[AsteriskBrasil] RES: RES: Fax, Maquinetas de Cartão de Crédito, entre outros dispositivos rodando no Asterisk

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Terça Janeiro 22 19:27:24 BRST 2008

g711u/a não é segredo, é matemática:

fax / modem:
	v.29	: 9.6 kbps
	v.17	: 14.4 kbps
	V.34bis	: 33,6 kbps
	V.90	: 56 kbps
codecs:
	g729	: 8 kbps
	gsm 	: 13 kbps
	g726	: 32 kbps
	g711	: 64 kbps

Simplesmente não dá para enfiar 9.6 kbps (fax típico) num canal de 8
kbps (itsp típico). g726 deveria funcionar (até porque a pstn usa g726
em troncos internacionais) mas a implementação do g726 nem sempre é
completa. Para não ter dor de cabeça, use o g711.

Outras coisas que atrapalham a transmissão de fax:
- cancelamento de eco
- supressão de silêncio
- a divina trindade: delay, jitter, packetloss