[AsteriskBrasil] Tom de Chamada

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Segunda Fevereiro 18 17:46:12 BRT 2008

Olá, Willngton!

Muda a tecnologia, mudam as necessidades. E esse zero é uma necessidade das "antigas" centrais analógicas, pois é necessário informar à central telefônica, que em muitos casos não possui nenhum tipo de "inteligência", que se quer utilizar um de seus troncos analógicos disponíveis. Isso, na maior parte dos equipamentos, cria uma conexão direta com o tronco analógico sem possibilidade de tratamento preliminar do que é discado, dando total liberdade ao usuário, exatamente como se o aparelho telefônico utilizado estivesse conectado diretamente àquela linha telefônica. E para ter essa liberdade toda ele só precisa discar "0".

Com a tecnologia disponível no Asterisk você direciona as decisões para o servidor de voz, ou seja, o usuário vai discar os números em um padrão pré-definido e o Asterisk irá decidir que canal deve ser utilizado com base em suas configurações.

Minha opinião, portanto, é de que a ausência do zero é mais um dentre tantos benefícios gerados por essa grande mudança de paradigma que estamos vivendo, simplificando a vida do usuário, que só precisa se preocupar em discar o que é realmente necessário, e trazendo mais organização e segurança às empresas, que podem programar amplamente o tratamento preliminar do que é discado pelos usuários.

Qualquer solução criada para "simular" esse comportamento não passará disso, uma simulação. Só esse fato já serve para desqualificar essa solução, que é possível, mas absolutamente inútil.

Na minha opinião, temos que pensar bem antes de manter um comportamento só porque "sempre foi assim". As novidades normalmente trazem consigo muitos benefícios que podem se perder em meio aos nossos "velhos" hábitos.

Um abraço,
Jair

From: Willngton Roque
Sent: Monday, February 18, 2008 3:29 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: [AsteriskBrasil] Tom de Chamada

Boa tarde a todos.

Estou ligando um "Asterisk" para fazer alguns teste na minha central Siemens Hipath 3550.

Os ramais estão programados para discar 0 para pegar a linha antes de discar.

Gostaria de saber, faço para fazer o mesmo, usando o asterisk e X-Lite como SW Fone?

Agradeço desde já.

--
Willngton
No Stress Think C#

*** Reduza custos, com a estrutura que vamos projetar e implantar na sua empresa, contratando o melhor provedor para cada destino de suas ligações telefônicas. Projeto e orçamento grátis!
*** Visite www.forsaite.com.br