[AsteriskBrasil] Prova de stress no asterisk

Helius Ferreira helius em adinet.com.uy
Domingo Dezembro 14 02:02:29 BRST 2008

Boa noite, para todos.

Tenho que fazer uma prova de stress no asterisk, meu cenário não é perfeito
mas acho poder dar certo.  Tenho uma placa Sangoma com dois E1, então vou
usar um cabo CrossOver pra ligar as dois E1s entre elas...se entende..?

SIPp ==>Asterisk__E1__CrossOver
                     |                       |
                     |______E1_____/

Com isso, eu consigo gerar 30 chamadas que mantenho ligadas uma hora pelas E1s
e puder passar também áudio (RTP), em total são 90 canais (30 SIP, 30 x cada
E1)
sipp -sn uac 192.168.0.72 -d 1800000  -s 2005 em from-pstn  -l 30

Tá tudo trabalhando muito bem durante a prova...o asterisk mantém as ligações
por uma hora e da pra escutar se o áudio tá ruim com o tempo.

Mas a minha  pergunta é :
É o mesmo capturar trafego rtp duma chamada normal e usá-lo para  provar o
áudio em duas direções ou posso usar a opção  "-rtp_echo" do SIPp..???

E agora vai a minha nova pergunta: Alguém por aqui já experimentou com isso..?

Minhas configurações são simples :

/etc/asterisk/extensions.conf
[from-internal]
exten => _X.,1,Answer
exten => _X.,n,SetMusicOnHold(default)
exten => _X.,n,WaitMusicOnHold(3600)
exten => _X.,n,Hangup

[from-pstn]
exten => _X.,1,Dial(ZAP/g0/${EXTEN}|10);
exten => _X.,n,Hangup

/etc/asterisk/zapata.conf
;Sangoma A102 port 1 [slot:9 bus:0 span:1] <wanpipe1>
switchtype=euroisdn
context=from-pstn
group=0
signalling=pri_net
channel =>1-15,17-31

;Sangoma A102 port 2 [slot:9 bus:0 span:2] <wanpipe2>
switchtype=euroisdn
context=from-internal
group=1
signalling=pri_cpe
channel =>32-46,48-62

/etc/asterisk/sip.conf
[sipp]
type=friend
callerid=2000
host=dynamic
canreinvite=no
context=from-pstn
dtmfmode=rfc2833
qualify=20000

Um abraço, para toda a comunidade AsteriskBrasil.
Helius Ferreira.
--
Quem semeia e-mails, colhe SPAM!
"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de