[AsteriskBrasil] Dúvidas sobre cursos

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Segunda Agosto 4 11:08:55 BRT 2008

Edu,

Mexer com Asterisk é uma coisa. Entender de Voz sobre IP é outra.
Sim, as duas coisas estão fortemente relacionadas, mas ainda são
coisas diferentes.

Por exemplo, eu poderia configurar um exim ou sendmail sem saber bem o
protocolo SMTP.

Pela sua formação, imagino que conheça bem o IP, incluindo questões
sobre roteamento, QoS, etc.
Também pela sua formação, imagino que entenda como os fundamentos de
qualquer assunto é importante para quem vai "resolver problemas".

Como já foi dito por um amigo da lista, "Asterisk não é um bicho de 7
cabeças". VoIP também não é, mas mistura conceitos de IP com alguns de
Telefonia.

Seja fazendo cursos ou estudando sozinho, você será um profissional
muito mais completo se realmente entender VoIP.
Depois disso, configurar Asterisk ou OpenSER (que são coisas bastante
diferentes) fica mole.

Para entender VoIP, (e sinceramente, sem querer fazer auto-propaganda)
recomendo o curso da UFF, no Rio.
Não vai aprender Asterisk, mas vai aprender VoIP.

[]s
Alex G Robertson

Alex G Robertson
- RJ -