[AsteriskBrasil] RES: RES: Asterisk + Gateway FXO

Daniel Pereira Daniel.Pereira em gvp.com.br
Sexta Abril 11 20:05:27 BRT 2008

Everton, também uso um taitell de 8 fxo, o seu no caso são duas fxo e duas fxs certo?

Vou por partes ok?

1.       Para que o seu gateway tenha acesso ao seu asterisk para receber as ligações na porta FXO e encaminhar para a sua Fila, Extension ou seja lá o que for.

a.       No asterisk crie uma extension (100 por exemplo).

b.      No taitell na opção SIP configure esta conta e senha que criou no asterisk.

c.       No taitell na opção Telephony settings para cada porta FXO existe uma linha, aqui no item hotline, você precisa definir quais são as extension/queue/... de destino que você quer que direcione quando a linha que estiver conectada a porta fxo tocar.

d.      Para receber a ligação é isso.

2.       Para fazer ligação do seu asterisk/softphones/... para a rede publica utilizando o gateway.

a.       Crie um trunk no seu asterisk com as infos abaixo

                                                               i.      allow=all

                                                             ii.      canreinvite=no

                                                            iii.      context=from-internal

                                                           iv.      dtmfmode=auto

                                                             v.      host=192.168.XX.XX <- IP do seu gateway

                                                           vi.      insecure=very

                                                          vii.      nat=no

                                                        viii.      qualify=no

                                                           ix.      type=peer

b.      Crie uma regra de outbound que utilize este trunk.

c.       Para efetuar é isso (é lógico que tem os patterns e alguns detalhes no meio que são simples, como isso é muito particular, prefiro que você mesmo crie)

Cara, isso é o básicão, mas da uma fuçada que ele tem bastante coisa como QOS, utilização das portas FXS para os telefones normais e etc...