[AsteriskBrasil] Protocolo SIP X H323

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quarta Setembro 26 19:24:38 BRT 2007

H323 (http://www.itu.int/rec/T-REC-H.323/e) e SIP
(http://www.faqs.org/rfcs/rfc3261.html) são dois protocolos
(técnicamente falando, o H323 é um conjunto de recomendações e não um
protocolo) distintos para os estabelecimento de conexões de midia rica
(audio/video) ponto a ponto sobre redes de pacotes. O H323 surgiu
primeiro, incialmente com o intuito de definir um padrão para
interconexão de centrais telefônicas e permitir video conferências
através de canais de dados dedicados , mais tarde foi aperfeiçoado para
funcionar sobre o ip + udp. Paralelamente (à adaptação do H323 para ip +
udp) o IETF (http://www.ietf.org/) criou uma frente de trabalho para
criar um padrão para sinalização compatível com o modelo de rede adotado
na internet, e que, sobretudo, reaproveitasse o máximo de elementos
possíveis de protocolos já existentes. Esses protocolos coexistem mas
não necessariamente comunicam entre si, a sorte é que o Asterisk permite
que você faça um cliente h323 falar com um cliente sip ou com um cliente
iax.