[AsteriskBrasil] Duas ligações em G729

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Sexta Outubro 5 11:53:23 BRT 2007

Elcio,
O cliente SIP do WRTP54G é *EXATAMENTE* o mesmo do PAP2. Ele suporta sim
dois registros distintos (um para cada FXS) e te permite selecionar o
g729 para as duas contas. No entanto isto não quer dizer que ele mantém
duas chamadas em g729 simulâneas. A primeira vai em g729 e a segunda cai
no primeiro fallback. Faça o teste que você verá:
1 ) configure duas extensões no seu *, cada uma com diasllow=all;
allow=g729&ilbc;
2) registre uma em cada FXS do WRTP54G, configurando no router a mesma
ordem de codecs acima
3) use a FXS1 para ligar para qualquer lugar, enquanto a chamada estiver
ativa de cli> show channel <canal da chamada> e anote o formato,
desligue a chamada e faça o mesmo procedimento com a FXS2

Se você consultar a tabela de formatos RTP vai ver que cada uma dos
canais, isoladamente, funciona em g729. Pronto, está comprovada a
primeira parte da hipótese.
agora o segundo cenário:
3) use a FXS1 para ligar para qualquer lugar, e sem desconectar a
chamada use a FXS2 para ligar para qualquer lugar
4) cli> show channel <canal da chamada da FXS1> e em seguida cli> show
channel <canal da chamada da FXS2>

Você vai ver que a chamada da FXS1 está em g729, e a chamada da FXS2
está em ilbc.

Este é extamentamente o que ocorre quando você faz duas ligações
simultâneas da vono, uma em cada FXS, e comprova o que está escrito no
manual do WRTP54G (não tenho a página para te falar porque por algum
motivo não estou conseguindo acessar o pdf no servidor da linksys)
quanto à quantidade de transcoders de g729 que ele tem.