[AsteriskBrasil] Interligação PABX analogico com ASterisk

Felipe Trevisan felipe em rentaltools.com.br
Terça Julho 10 14:49:16 BRT 2007

Senhores(as) da lista,

Não sou expert em Linux, mas fuço bem no computador.
Instalei o TRixBox recentemente para poder me inteirar desse mundo de FREE
PBXIP. Já consegui isntalar os ramais, inclusive ramal externo, configurei
um TRUNK da Directcall e fiz ligacoes por esse trunk tranquilamente.
Ainda não instalei as placas ou gateways FXO, para conexao do meu PABX ao
mundo real, e aqui jaz minha duvida, e peço a ajuda de voces.

Como interligar meu PABX analogico ao Trixbox, de modo que os usuarios deste
PABX antigo, possam usar as funcionalidades do trixbox, como IVR, CDR,
voicemail, etc?
Tenho um PABX analogico com 4 linhas (troncos) e 12 ramais.
Pensei em ligar estes 4 ramais troncos como ramais do TB através de placas
FXS, como se fossem ramais do TRIXBOX. Fazendo isso, poderia configurar o
dialplan do modo como o pessoal já esta acostumado a usar hoje em dia, assim
discariam 9 para pegar a linha normal(PSTN) para discagem.
O ideal seria, discar 9 para linha normal (PSTN - para evitar grandes
choques gerados pela mudança), 8 para celular, DDD, DDI, etc, que entrariam
no TRIXBOX e daí seriam direcionadas de acordo com os dialing plans.
Como faço para acompanhar as ligações por ramais e poder puxar um CDR no
final do mês e conferir para onde cada pessoa tem ligado e de quem foi
aquela chamada de 60 minutos para o celular na Bahia?

O problema maior, seria no caminho inverso, ou seja, nas chamadas que
entram. Como direcionar uma chamada para o ramal 20 do PABX analogico, por
exemplo, e caso este não atenda, sua caixa postal atenda (CX postal no
trixbox)? Programo para tocar apenas X segundos, e após esse período a
ligação voltaria para sua caixa postal ou para o menu principal do IVR? Como
faço isso?

Quais as maneiras para se interligar estes dois PABX? Como eu tenho um PABX
com entrada para 4 linhas, vou precisar de um gateway com 4 portas
FXS(ligacao do PABX analogico ao trixbox) e 4 portas FXO(ligacao do trixbox
as linhas PSTN já existentes)?

Obrigado pelas dicas,

Felipe

Felipe Trevisan