[AsteriskBrasil] placa openline da voicetronix

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Segunda Outubro 2 12:40:29 BRT 2006

Salve,

O problema não é da placa, mas sim do PABX Intelbras na maioria das
vezes. Eu tenho várias Voicetronix instaladas sem problema algum, a não
ser quando ligadas a essa marca de PABX. Outras pessoas com outras
interfaces FXO também já relataram seus problemas inúmeras vezes aqui.

*** Primeiro:
Você configurou as variáveis VPB_TONE (DIAL, BUSY e RINGBACK) antes de
carregar o módulo ?
Se não o fez, receita básica para usar os recursos que a Voicetronix
oferece (e que ainda não ví na concorrência):

1) Vá até o diretório com o source do módulo e dê um make dentro dos
diretórios unitest e unitest/tonetrain.
2) Entre dentro de unittest e grave os .wav referentes aos tons
desejados. Exemplo:

./recwav busy.wav 1 15 --dial ,<nro. do próprio ramal para dar ocupado>
./recwav ringback.wav 1 15 --dial ,<nro. qualquer que fique chamando>
./recwav dial.wav 1 15

3) Escute os arquivos para ver se condizem com o toque. Depois
tonetrain/tonetrain -w -e busy.wav

Ele vai te mostrar a variável ambiente com a configuração correta. Faça
isso com os outros. Depois, é só exportar essas variáveis antes de
carregar o módulo. Para uma linha PSTN comum, o meu ficou assim:

export VPB_TONE1=BUSY,P2,421,100,250,230
export VPB_TONE2=DIAL,C,421,100,2000
export VPB_TONE3=RINGBACK,P2,421,100,620,4110
modprobe vpb

*** Segundo:
Teste configurações de TXGAIN e RXGAIN (ou hwtxgain e hwrxgain para o
ganho por hardware).

*** Terceiro:
Eu fiz um teste peculiar: liguei um identificador de chamadas entre a
placa e o PABX. O identificador registrava alguns números e outros não.
7,8 e 9, por exemplo, sempre funcionam. 1,2 e 3 quase nunca. Testei tudo
  e cheguei a falar com um Australiano que já trabalhou na Voicetronix.
Ele disse que o problema era no PABX mesmo, aí desisti de usar a placa
nesses cenários. Em outros PABX ou mesmo na PSTN essa mesma placa no
mesmo servidor funcionou normalmente.

Ufa! Boa sorte...

Abraços,

Alexandre