[AsteriskBrasil] Licencas p/ provedores voip

Rodrigo Sertori rsertori em gmail.com
Quinta Novembro 16 09:48:37 BRST 2006

Bom dia pessoal.

SCM (Serviço de Comunicação Multimídia)
Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é um serviço fixo de
telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e
internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade
de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia (dados, voz
e imagem), utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área
de prestação de serviço.
http://www.teleco.com.br/scm.asp

STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada)
O Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) é o serviço de
telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais,
destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando
processos de telefonia. São modalidades do Serviço Telefônico Fixo
Comutado destinado ao uso do público em geral o serviço local, o serviço
de longa distância nacional e o serviço de longa distância
internacional.
http://www.anatel.gov.br/telefonia_fixa/stfc/stfc.asp?CodArea=26&CodTemplate=32

Bom estamos operando a mais de 1 ano com a licença SCM. Pelo que eu
entendi a STFC não é necessário para entregar voip. Se voce quiser uma
faixa de numeros para entregar aos seus clientes final ai sim precisara
da STFC. Agora tem outro detalhe. Se algum dia sua operadora precisar
realizar troca de trafego com uma outra operadora, até onde me falaram
isso devera ser feito em MFC/R2 ou SS7(ISUP) mas para SS7 é necessario
um numero de controle de PTT heheheh e essa tem q ter STFC ai vc fica
preso no R2... sux nao...

[]ção....