RES: [AsteriskBrasil] Delay para ligações via Ipfone

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Maio 24 12:22:19 BRT 2006

Rogger Torres Faioli wrote:
> Keny,
>
> Voce está utilizando um codec que consome muita banda 64 Kbps. Tente usar outro
> como G.729 ou G.723. O seu Speedy deve lhe dar mais ou menos 64 Kbps, ou seja
> toda a banda está sendo comprometida.
>
> Ative a supressão de silêncio ou VAD.

Pelo que sei, VAD nao e' suportado no Asterisk.
Adicionalmente, eu uso um ATA com G.711 no Brasil, em speedy (nao sei a
velocidade), e nao tenho problemas de banda (na pratica, isto e' cerca
quase 100k, G.711/20ms).
E por ultimo, a ultima coisa que voce quer e fazer um hop a mais de
transcoding, se voce esta em um celular.
GSM EFR/AMR -> G711 para o ITSP ---> G.729 para sua casa e' certamente
pior do que:
GSM EFR/AMR -> G.711 para o ITSP --> G.711 para sua casa

(exceto se nao ouver banda, mas como comentei, nao sei se ele tem
problema de banda...)