[AsteriskBrasil] Duvidas sobre especificação de hardware no astesisk

Hermann Wecke hermann em wecke.com
Quarta Março 15 10:59:20 BRT 2006

Eduardo Spinola wrote:
> Mas se tivesse uns abaixo de 300 ou 250 seria bom

Telefone IP da Grandstream acho que está R$ 210.
O ATA 2 portas está R$ 289.

> Vi um "Voip Soyo G668 - IP PHONE" por 299... é bom esse ?

Está com falta de peso de papel por ai? hehehehe Vamos dividir os
telefones em duas categorias: os que prestam e os que funcionam.
Esse Soyo e o GS entram na categoria dos que "funcionam". Sabe como é,
né? Ele funciona, mas é safado...

Telefone que presta e funciona só mesmo os Ciscos. O resto é aquela
coisa... Telefone Cisco *começa* na faixa dos R$ 600 (Cisco 7905 com
licença SCCP, adicionar mais uns trocos para a licença SIP). Os mais
sofisticados (7940, 60, 70) já passam da faixa dos R$ 1200.

> Mais uma pergunta... tenho visto uns ATAs com umas portas FXO, como
> funciona isso? os ramais do ATA ligar diretamente pra as linhas
> analogicas? tem como um ramal ligar para o outro sem ser via voip? tem
> como acessar essa porta FXO via asterisk?

Um exemplo do que você deve ter visto é o Sipura SPA-3000. Uma porta
FXO, uma porta FXS. Ou seja: uma linha tronco e um ramal.

Você pode programar de diversas formas o atendimento da linha tronco:
mandar direto pro asterisk, tocar no telefone local, fazer a "URA"
interna do SPA atender e pedir o PIN... tem várias configurações
possíveis. A outra coisa que você pode fazer é usar a linha tronco
ligada no SPA para ser usada pelo asterisk.