[AsteriskBrasil] Dúvidas | Aterisk + Linux Fedora + Trunk SIP da operadora T Mais + NAT com Iptables

Moacir O. de Souza Junior - Personalsoft Sistemas Ltda. moacir em personalsoft.inf.br
Quarta Dezembro 27 15:27:46 BRST 2006

Pessoal,

Boa tarde!

Sou novo na área e no assunto.

Tenho uma estrutura da seguinte maneira:

'---------------------------------------------'
|Firewall/Roteador Linux (Fedora) com IPTABLES| Neste equipamento eu tenho
contato com o mundo - INTERNET
'---------------------------------------------'

'-------------------------'
'-------------------------'

'---------------------------------'
|Estações de Trabalho com SoftFone| Minhas Estações de Trabalho -
(r)WindowsXP com X-Lite
'---------------------------------'

Seguinte,

Montamos a estrutura do Asterisk e tudo funcionou perfeitamente (aqui
interno em nossa rede), quando eu fui colocar alguns SoftFones externos
(fora de nossa rede - pela internet) eu pesquisei com o NAT para o protocolo
SIP e vi que tinha de carregar mais alguns módulos para o IPTables
(ip_conntrack_sip e ip_nat_sip), continuei pesquisando e vi sobre os
redirecionamentos necessários das portas UDP (dois ranges, da 5060 a 5070
para o SIP e da 8766 a 35000 para o RTP). Feito o carregamento dos módulos e
o direcionamento das portas os nossos usuários externos funcionaram
normalmente. Batalha Vencida.

O meu problema apareceu quando eu configurei um tronco SIP (da operadora T
Mais). Eu (como usuário INTERNO aqui da minha rede) falo, mas a pessoa do
outro lado não escuta. Acredito que tenha algo a ver com o NAT.

Caso alguém tenha alguma dica ou que já tenha passado por este problema e
queira compartilhar a solução, ficarei muito grato.

Cordialmente,

Moacir O. de Souza Junior