[AsteriskBrasil] Dúvida (talvez) básica - MODEMs

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Abril 6 14:59:00 BRT 2006

Alex Robertson wrote:
> Desculpe Julio,
>
> Acho que por não ter entendido muito bem o que você explicou continuo
> "esperançoso".
> Acho que vamos ter que desenhar para eu entender. :-)
> É sério!
>
> Meu pensamento é assim:
> Como pode um programa para window$ (não conheço outro para linux a nao
> ser o hylafax) enviar e receber fax, fazer e receber chamadas
> utilizando o microfone e o auto-falante do PC e como pode ele
> conseguir gravar as chamadas em uma secretária eletrônica?

Existem "comandos" via serial para isto, que fazem a conversao de
"RS-232 para Fax", no protocolo hayes.
No caso de microfone e altofalante, pelo que entendo, sao as tais opcoes
de voice modem onde o modem tem um tipo de "vamos gravar em memoria e
passar via RS232 algo", e onde o prompt e' passado provavelmente de
maneira similar, o CPU do PC nao tem realmente acesso direto ao canal de
voz PCM e a sinalizacao da interface RJ11 (a do 'telefone' propriamente
dito).

> [...]
> 2 ou 3 anos atras.
> Muito simplificadamente, fazíamos a comunicação de devices fora do
> computador lendo e escrevendo nos endereços de memória certos.
> Primeiro tentamos fazer um driver MUITO SIMPLES de impressão.
> Conseguimos imprimir "hello world" (eheh), mas como o grupo era um
> pouco limitado na programação paramos por aí e passamos apenas a
> interagir com outros devices menos exigentes no que diz respeito a
> tempos, handshakes etc.
> Por isso ainda acredito que seja possível (re)programar o driver de

O modem serial (pode ser PCI) com certeza nao lhe 'passa' todos os 8000
hz x 8bits por sampling do canal PCM, isto e' tudo "fechado" no modem.
Um winmodem pode ter esta facilidade, ja que o canal de voz, o canal
PCM, na verdade esta sendo "mastigado" em parte pela CPU do PC.

> É claro que não vai ser fácil. Estudar como ela interage com o sistema
> operacional e fazer isto acontecer não é tarefa para programador de
> final de semana. Por isso mesmo, não sou eu que vou programar. ;-)

Com um modem serial (PCI ou externo) existente, NINGUEM vai programar no
PC, e' impossivel, ponto.