[AsteriskBrasil] NAT SIP X-Lite Só uma ponta ouve

Vinicius v_i_n_i_br em yahoo.com.br
Quinta Novembro 10 13:07:44 BRT 2005

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora nas respostas, é que eu, até hoje, ainda não havia recebido nem a minha msg. Um amigo meu que me repassou e eu a colei abaixo.

Bom, agora vamos a mensagem:

Os codecs estão habilitados de forma correta sim (ulaw,alaw e GSM)

Já testei com as duas partes usando X-Lite, e com outros clientes na ponta de cá, e ainda não funciona.

Já tentei com a opção nat=yes e dá na mesma (depois, pelo que li, esta opção é para quando o cliente está atrás de NAT e não o servidor - ME CORRIJAM se estiver errado)

Com o debug, eu não consegui entender nada... Aliás, acho que nem apareceu nada...

Com o tcpdum, rodando no roteador (não na máquina onde está o asterisk) eu notei que pacotes UDP são enviados para o cliente externo, porém nenhum pacote chega, o que me levou a crer que o problema deve estar na ponta do cliente, ou seja, ele não está conseguindo entender os pacotes encapsulado pelo NAT, ou está enviando para o endreço errado, possivelmente o ip virtual da máquina asterisk aqui.

Será que é isso ou eu estou viajando?

Alguém já fez o asterisk funcionar atrás do nat com os clientes espalhados pela internet (ou seja, fora da rede interna)?

Obrigado,
Vinicius.