[AsteriskBrasil] Asterisk + Intelbras

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Quarta Dezembro 7 17:49:52 BRT 2005

> Li um email sobre as possibilidades de se ligar o Asterisk como ramal ou
> troco, e que tronco era melhor. Alguem pode me explicar isso melhor ? Porque de um e porque do outro ?

Se sua central for analógica, acho que não tem diferença. Se for
digital não sei te responder.

> Se eu nao entendi errado , estou começando os testes de integração colocando
> a linha de um ramal Intelbras na saida de sinalização FXS , é isso mesmo ?
>
> Eu testei colocar um ramal (aparelho) direto na saida de sinalização FXO e
> funcionou, entao entendi q para ligar um ramal (linha) no asterisk deveria
> ser dessa forma.  É isso mesmo ?

Aqui não sei se te entendi direito, então vou tentar esclarecer.

1- Uma posição de ramal (onde voce liga um aparelho de telefone) é uma
porta FXS. A porta onde plugamos a linha (operadora) é uma porta FXO.

2- Uma FXS pode ser ligada a uma FXO

3- A configuração do Asterisk torna este entendimento mais confuso
ainda porque ele parte do pressuposto que uma porta FXO precisa
entender o outro lado. Então, para a porta FXS ele carrega o fxo_ks,
por exemplo.

Então, você deve ligar a porta FXO do seu asterisk em uma posição de
ramal do seu Intelbrás. Ou ligar a porta FXS do asterisk na entrada de
linha do seu intelbras.

Tirei sua dúvida?

[]s
Alex Robertson